Covid-19: Helsínquia transforma a sua praça principal num oásis de culinária

A praça principal de Helsínquia transforma-se, este verão, num oásis de culinária para apoiar o comércio, empresas locais e os residentes a recuperarem do confinamento

Helsínquia oásis de culinária
Covid-19: Helsínquia transforma a sua praça principal num oásis de culinária - ®DR

As cidades são locais onde as pessoas se reúnem e a pandemia do COVID-19 criou a necessidade de novos espaços seguros de forma a permitir que as pessoas se encontrem. Em Helsínquia a cidade tomou um papel ativo na ajuda das empresas que sofreram perdas econômicas devido à pandemia e simultaneamente animar o centro da cidade. A praça principal de Helsínquia, a Praça do Senado, foi transformada num oásis de culinária urbana; uma vasta área de esplanada semelhante a um jardim, onde os sabores da ambiciosa cultura culinária da cidade podem ser apreciados.

“Se há algo de bom no coronavírus, poderá ter sido o facto de que tenhamos sido forçados a repensar as nossas maneiras de fazer as coisas de uma nova forma. Boas ideias e uma cultura inovadora de experimentar são agora realmente bem-vindas”, diz Jan Vapaavuori, Presidente da Câmara de Helsínquia.

Helsínquia
Helsínquia, Praça do Senado – ®DR

Uma das novas aberturas essenciais é a nova e extensa esplanada e ponto de encontro criado na praça principal da cidade, a Praça do Senado. A esplanada está situada em frente ao marco histórico de Helsínquia, a Catedral de Helsínquia, e a cidade espera que ajude a fazer reviver o centro da cidade que se encontra a recuperar da crise causada pela pandemia do coronavírus. Novas e cada vez mais amplas áreas de esplanadas foram abertas em diferentes partes de Helsínquia, uma vez que a cidade facilitou o processo de licenciamentos para apoiar as empresas a recuperar e recuperar as suas atividades.

“Este verão é um momento crucial para muitos empreendedores em Helsínquia. A experiência na esplanada da Praça do Senado não é útil apenas para as empresas que funcionam na área, serve também como uma jogada refrescante para todo o centro da cidade, empresários, viagens domésticas e para as viagens internacionais que começam lentamente a ser retomadas ”, continua o Presidente da Câmara Jan Vapaavuori.

Os renovadores da Praça do Senado foram escolhidos para representar um conjunto exclusivo e diversificado de restaurantes de alta qualidade em Helsínquia transformando-a num verdadeiro oásis de culinária. A seleção contém, por exemplo, café da manhã refrescante, almoços de verão, pizza, arenque do Báltico, tapas, refeições requintadas, cachorro-quente premium, coquetéis e cervejas artesanais de microcervejeiras locais.

A segurança e os valores culturais e históricos desta zona encontram-se no cerne do planeamento da área de esplanada. A imagem visual da área foi inspirada nas hortas urbanas com suas cabanas e parcelas de terreno. Os jardins por parcelas fazem parte da cultura urbana de Helsínquia há cem anos. As parcelas na Praça do Senado são separadas por cerca de 200 canteiros, plantados com flores diferentes e plantas úteis. Eles ajudam a formar caminhos distintos na área e a orientar a circulação segura dos clientes. Os canteiros de plantas são utilizados igualmente para manter uma distância entre as áreas de esplanadas, a fim de respeitar os regulamentos de segurança, mantendo simultaneamente uma área agradável.

Helsínquia
Helsínquia, um oásis de culinária – ®DR

“Helsínquia tem uma excelente cultura de culinária refinada e restaurantes e uma tradição maravilhosa de jardins por parcelas. A Praça do Senado tornou-se um oásis culinário e uma vitrine de restaurantes de qualidade em Helsínquia. Acreditamos que quem viajar futuramente procurará experiências locais como esta. Mesmo se viajarmos menos futuramente, queremos investir mais nela e desfrutar de serviços locais juntamente com os locais”, afirma Laura Aalto, CEO da Helsínquia Marketing.

Helsínquia procura desenvolver ativamente a sua cultura urbana e criar novos espaços urbanos interessantes. As novidades dos últimos anos, o Museu de Arte Amos Rex e a Biblioteca Central de Oodi, criaram novos espaços abertos que foram rapidamente adotados pelos moradores da cidade. A Praça do Senado é o coração do centro histórico de Helsínquia que se adapta a muitas coisas: no dia primeiro de maio, um concerto virtual foi organizado na praça e, neste verão, vai torna-se num ponto de encontro com autênticos encontros e experiências culinárias de primeira classe.

aNOTÍCIA.pt