Fragata D Francisco de Almeida ruma aos Países Baixos para modernização

A fragata D. Francisco de Almeida navega a caminho de Den Helder, nos Países Baixos, onde deverá chegar na próxima segunda-feira, dia 13 de julho. Esta viagem tem como finalidade a modernização do navio no âmbito do projeto de modernização Midlife Upgrade.

Fragata D Francisco de Almeida modernização
Fragata D Francisco de Almeida ruma aos Países Baixos para modernização - ®DR

A fragata D Francisco de Almeida junta-se assim a um outro navio desta classe, o NRP Bartolomeu Dias, que está igualmente em programa de modernização. O programa tem como objetivo prolongar a vida útil dos navios até 2035, atualizar sistemas vitais do navio como o sistema de combate, comando e controlo da plataforma e outras valências necessárias para que o navio mantenha os elevados requisitos operacionais definidos pelas organizações de que Portugal é membro, caso da NATO e União Europeia.

A modernização do NRP D. Francisco de Almeida para além de estender, em tempo, a permanência na Marinha Portuguesa, permitirá aumentar as suas capacidades de atuação e resposta, para que, possa ser empenhado num leque ainda mais abrangente de missões combatentes e não combatentes, no âmbito nacional e internacional, garantindo através da sua flexibilidade, versatilidade e resiliência, o emprego operacional nos diversos teatros em que Portugal participa.

O Programa Midlife Upgrade (MLU) inclui a modernização dos sistemas de armas, sensores e comunicações e alguns dos equipamentos ligados à propulsão, à manobra do navio e distribuição de energia.

A guarnição do navio irá acompanhar os trabalhos de modernização e receberá formação com o objetivo de garantir a máxima exploração destes novos sistemas, bem como a necessária manutenção.

A fragata D Francisco de Almeida largou da Base Naval de Lisboa na passada quarta-feira, estando previsto o seu regresso a Portugal em 2022, após modernização.​

Sobre Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.

 

Artigo relacionado:

Marinha realizou exercícios na costa portuguesa