No Brilho da Pele: uma exposição de Julião Sarmento no Museu de Aveiro

No âmbito da parceria estabelecida com o Município de Aveiro, a Fundação de Serralves apresenta no Museu de Aveiro / Santa Joana a exposição de Julião Sarmento, “No Brilho da Pele”.

Julião Sarmento
No Brilho da Pele: uma exposição de Julião Sarmento no Museu de Aveiro - ®DR

No Brilho da Pele, de Julião Sarmento, é a exposição que irá ser apresentada no Museu de Aveiro /Santa Joana, dia 14 de julho em evento fechado ao público, por razões de limitação de lotação do espaço.

cerimónia de inauguração contará com as presenças do próprio artista, do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, da Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho e do diretor do Museu de Serralves, Philippe Vergne.

A iniciativa integra-se num programa de exposições e apresentação de obras da Coleção de Serralves, especificamente selecionadas para vários espaços, com o objetivo de tornar este acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do País. Serralves cumpre, assim, a sua missão ao promover o alargamento da rede de acesso e de aproximação de públicos variados à arte e à cultura em mais de 30 municípios.

Na exposição No Brilho da Pele é apresentada uma seleção de obras de Julião Sarmento (Lisboa, 1948) que ilustram diferentes aproximações a temas centrais na prática do artista, como o desejo, o voyeurismo e a violência. Com um percurso multifacetado e profundamente coerente, Julião Sarmento é um dos artistas portugueses com maior projeção internacional, tendo sido alvo de duas grandes retrospetivas no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, em 1992 e 2012, entre inúmeras mostras por todo o mundo.

A presente exposição inclui obras realizadas desde a década de 1970 até à atualidade, abrangendo diferentes suportes trabalhados pelo artista ao longo da sua carreira, como a pintura, a escultura, o desenho, a fotografia e a instalação. Assente num território ambíguo de sedução e transgressão, a obra de Julião Sarmento sedimenta-se sobre si própria, tecendo uma rede de referências ao cinema, à literatura, à cultura popular, a episódios do quotidiano e, continuamente, à própria obra.

“No Brilho da Pele” reúne obras da Coleção de Serralves, da Coleção do Município de Aveiro e da Coleção do artista e integra-se no programa de exposições e apresentação de obras da Coleção de Serralves especificamente selecionadas para os locais de exposição com o objetivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

A exposição é organizada pela Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea e comissariada por Joana Valsassina.

 

aNOTÍCIA.pt