Romaria d’Agonia de Viana do Castelo, quebra tradição de mais de 200 anos

Teresa Viana é o rosto do cartaz vencedor que anualmente é escolhido para ser a imagem da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que este ano vai ser vivida à distância, devido ao distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19.

Romaria d'Agonia
Romaria d'Agonia de Viana do Castelo, quebra tradição de mais de 200 anos - ®DR

Num ano em que a Romaria das Festas d’Agonia, serão essencialmente vividas através das plataformas digitais, Teresa Viana vai cumprir o sonho de ser a mordoma do cartaz vencedor o que não lhe retira a emoção, como refere “No início demorei um pouco a acreditar, mas depois senti uma felicidade enorme. Algo que já não sentia há algum tempo. Sei que nos dias seguintes passei o tempo todo com um sorriso nos lábios tal era a felicidade que sentia”

Com 27 anos e residente em Vila Nova de Anha, no concelho de Viana do Castelo, a mordoma das Festas d’Agonia 2020, que vai cumprir um sonho antigo, escolheu para a foto do cartaz o traje de domingar, que inclui um lenço com cem anos.

O cartaz, da autoria do fotografo Luís Carlos Araújo Lagadouro, retrata precisamente uma festa sentida à distância, através das plataformas digitais.

“Tenho de ter sempre presente no meu pensamento que, para além de ser um ano atípico, só tenho de sentir orgulho e alegria por me darem esta oportunidade”, confessa.

Luís Carlos Araújo Lagadouro, 31 anos, natural da freguesia de Outeiro, desde pequeno que a família reserva os dias de agosto para as Festas d’Agonia. Em 2020, as consequências da pandemia, que levaram a festa para um programa exclusivamente digital, inspiraram-no.

Concorreu e venceu o concurso para a conceção de um cartaz que junta tradição e tecnologia, uma mordoma e um computador. Foi a primeiro vez que concorreu e até assume que depois de apresentada a proposta ficou a sensação que “talvez tivéssemos arriscado demasiado”.

O cartaz vencedor prende-se pela inovação, refletindo os nossos novos dias e passa a mensagem que devemos ficar em casa e seguros sem nunca deixar de viver aquilo que nos é tão querido.

A edição 2020 da Romaria Nossa Senhora da Agonia vai decorrer entre os dias 19 e 23 de agosto e será uma festa diferente do habitual sem desfiles e sem as procissões que arrastam milhares de pessoas pelas ruas da cidade de Viana do Castelo.

De acordo com a autarquia e com a comissão das festas, as preocupações com a saúde pública, numa festa que envolve a concentração de tantas pessoas, não podiam ser colocadas em segundo plano, tendo em conta o momento que se vive.

Na cidade o sentimento geral é que, se este ano a Romaria vai ser vivida à distância, para o ano as festas voltarão a ser como sempre foram. Com os vianenses na rua a festejar a sua Romaria d’Agonia, com toda a paixão e alegria que os caracteriza.

O cartaz da romaria voltou, este ano, a ser selecionado em concurso público, que decorreu entre 03 de março e 29 de maio, tendo recebido propostas de 16 candidatos, num total de 21 propostas.

 

aNOTÍCIA.pt