Prémios Literários da Estoril Sol: as candidaturas terminam a 31 de julho

Apesar da crise pandémica de Covid-19 que continua a preocupar o país e o mundo, a Estoril Sol manteve uma das mais prestigiadas iniciativas que integram o calendário de eventos com relevância cultural: a 13ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís e a 23ª edição do Prémio Literário Fernando Namora.

Prémios Literários Estoril Sol
Prémios Literários da Estoril Sol: as candidaturas terminam a 31 de julho - ®dR

Expira já no próximo dia 31 de julho, o prazo de receção de obras originais para os Prémios Literários da Estoril Sol constituidos pela 13ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís e pela 23ª edição do Prémio Literário Fernando Namora.  

Relativamente ao Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís, é de sublinhar que, a Estoril Sol privilegia, sobretudo, o aparecimento de novos valores. Por isso mesmo, aboliu, desde 2016, a norma que impunha o limite dos 35 anos de idade para os concorrentes, o que permitiu agilizar o Regulamento do Prémio.

A extinção dessa norma considerada restritiva, permitiu a participação a numerosos candidatos que estavam impossibilitados de concorrer ao concurso. Mantém-se, contudo, a obrigatoriedade do romance concorrente ser inédito, e de autor português, “sem qualquer obra publicada no género”.

A 13ª edição do Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís terá o valor de 10 mil euros e, nos termos do Regulamento, será publicado pela Editora Gradiva, de acordo com o protocolo existente com a Estoril Sol.

Juntamente com o Prémio Literário Revelação, mantém-se aberto o período de candidaturas ao Prémio Literário Fernando Namora, instituído regularmente desde 1988, e cujo Júri foi presidido, durante vários anos, por Agustina Bessa-Luís e, posteriormente, por Vasco Graça Moura.

Com periodicidade anual, o Prémio Literário Fernando Namora tem o valor de 15 mil euros e destina-se a galardoar uma obra de ficção (romance ou novela), de autor português, editada em 2019, desde que o escritor não tenha sido premiado nas três edições anteriores.

O Júri, presidido por Guilherme D`Oliveira Martins, , em representação do CNC – Centro Nacional de Cultura, integra, ainda, José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores; Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direção Geral do Livro e das Bibliotecas; Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários; e, ainda, Maria Alzira Seixo, José Carlos de Vasconcelos e Liberto Cruz, convidados a título individual, além de Dinis de Abreu, em representação da Estoril Sol.

Conheça aqui o regulamento dos Prémios Literários da Estoril Sol

aNOTÍCIA.pt