Praia da Nazaré pode ser reaberta sexta-feira

A praia da Nazaré foi interdita a banhos, esta quarta-feira. Detetada a origem e reparada a anomalia, foram colhidas novas amostras cujos resultados serão conhecidos na próxima sexta-feira.

Praia da Nazaré
Praia da Nazaré pode ser reaberta sexta-feira - ®DR

Esta quarta-feira foi interditada a banhos a Praia da Nazaré, depois de uma análise à qualidade da água ter revelado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência para esta praia, pelo que foi considerada a água imprópria para banhos.

Após ter sido identificada e reparada a anomalia que terá originado a quebra de qualidade da água, foi efetuada uma nova colheita para análise, cujo resultado será conhecido na próxima sexta-feira. A interdição será levantada assim que os resultados demonstrarem estar reposta a qualidade da água.

As autoridades mantêm a monitorização da qualidade da água.

 

Transcreve-se na integra o comunicado de imprensa sobre o ocorrido na Praia da Nazaré:

“Após identificação de uma anomalia na rede de saneamento da Vila da Nazaré e confirmação de valores anómalos na qualidade da água da praia da vila, o Município da Nazaré, a Autoridade Regional de Saúde, a Capitania do Porto da Nazaré, o Comando-local da Polícia Marítima, a Agência Portuguesa do Ambiente — Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste e a Associação de nadadores-salvadores da Nazaré, decidiram encerrar a praia a banhos. A anomalia na rede já foi alvo de reparação e não existe, neste momento, qualquer foco de contaminação na mesma.

No entanto, considerando que a saúde de quem usufrui das praias da Nazaré é o mais importante, as entidades envolvidas decidiram aguardar pelo resultado de novas análises laboratoriais, que será conhecido na próxima sexta-feira. A interdição será levantada assim que os resultados demonstrarem a qualidade da água. O Município da Nazaré está a acompanhar de perto e a monitorizar a situação.”

 

 

aNOTÍCIA.pt