Bicicletas voltam a subir a Serra da Estrela no Serra da Estrela Riders Challenge

Os ciclistas amadores vão poder enfrentar as encostas da Serra da Estrela, participando de um desafio baseado num conceito inovador que vai decorrer de 15 de agosto a 18 de outubro, é o “Serra da Estrela Riders Challenge”

Serra da Estrela Riders Challenge
Bicicletas voltam a subir a Serra da Estrela no Serra da Estrela Riders Challenge - ®DR

A apresentação do “Serra da Estrela Riders Challenge”, organizado pela Ultra Spirit Sports e pelo Clube Chronos, decorreu esta sexta-feira, 7 de agosto, no Centro de Interpretação da Torre do Estrela Geopark, a 1993 metros de altitude.

O conceito deste desafio de ciclismo de estrada passa por cumprir três etapas, correspondentes a três circuitos desenhados nas vertentes que rodeiam o maciço central, com inícios e finais em Manteigas e em Seia. Ao contrário dos eventos com data e hora especifica, neste desafio os participantes têm cerca de dois meses para alcançarem o objetivo final – a conclusão das três etapas – podendo escolher dias e horários para cumprir os diversos trajetos.

Bicicletas
Bicicletas voltam a subir a Serra da Estrela – ®DR

ETAPA ESTE

Distância: 77 km | Desnível acumulado: 2.550 m (d+) Pontos de Passagem:
Manteigas – Vale da Amoreira – Verdelhos – Teixoso – Covilhã – Piornos – Torre – Manteigas

ETAPA OESTE

Distância: 102 km | Desnível acumulado: 2.450 m (d+)

Este circuito é passível de ser efetuado com início e final em Seia ou Manteigas, sendo validado nas duas versões correspon- dentes a estas duas portas de entrada.

Pontos de Passagem:

Versão Manteigas Manteigas – Torre – Sabugueiro – Seia – Gouveia – Penhas Douradas – Manteigas.

Versão Seia: Seia – Gouveia – Penhas Douradas – Manteigas – Torre – Sabugueiro – Seia.

ETAPA SUL

Distância: 115 km | Desnível acumulado: 3.100 m (d+) Pontos de Passagem:
Seia – Valezim – Vide – Pedras Lavradas – Alvoco da Serra – – Loriga – Adamastor – Torre – Sabugueiro – Seia

A sinalização de percursos, registo de dados, validação dos objetivos e a performance dos atletas é feita através de dispositivos eletrónicos e plataformas digitais já desenvolvidas para este fim, recursos que a organização utiliza para gerir e verificar todos os dados.

O Turismo do Centro e as Câmaras Municipais de Manteigas e Seia apoiam esta iniciativa que pretende ser um contributo para consolidar o destino Serra da Estrela como referência para o Turismo Desportivo e, em particular, para o ciclismo de estrada.

O “Serra da Estrela Riders Challenge” envolve não só́ a comunidade ciclística, mas também o território, através dos agentes locais ligados ao Turismo, que se associam a esta iniciativa oferecendo condições especiais aos participantes deste desafio, conjugando forças para dinamizar a Serra da Estrela em torno de um dos principais ativos da região: a rede de estradas desenhadas no único cenário de alta montanha português.

 

aNOTÍCIA.pt