Começaram as vindimas no Alentejo e o aumento esperado de produção é de 5%

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) acaba de anunciar o início das vindimas na região do Alentejo, que se estima que, ao contrário da tendência nacional, possa produzir mais 5% do que o ano anterior.

0
13
Alentejo vindimas
Começaram as vindimas no Alentejo e o aumento esperado de produção é de 5% - ®DR

Dos mais de 250 produtores do Alentejo, 46 já arrancaram com as vindimas e perspetiva-se que, até ao final do mês de setembro, os cerca de 22.900 hectares de vinha da região estejam todos vindimados. Também as condições climatéricas dos últimos meses ditam a qualidade da colheita e da respetiva uva.

“São ótimas notícias para a região, representando inclusive um alento para os produtores que, com as exportações a adivinharem uma ligeira quebra e com as dificuldades demonstradas no canal horeca nacional, têm passado por um período mais conturbado”, salienta Francisco Mateus, presidente da CVRA, em relação ao perspectivado para as recém iniciadas vindimas no Alentejo.

Para prevenção e contenção da COVID-19, os produtores elaboraram e acionaram um Plano de Contingência reforçando a higienização dos espaços nas adegas e da utilização de máscaras na apanha da uva.

Recorde-se que, em 2019, a Região Vitivinícola Alentejana produziu 98,3 milhões de litros de vinho.

SOBRE A COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL ALENTEJANA:
 

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.
 
O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 22,9 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Angola, EUA, Polónia e China.
 
Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

 

aNOTÍCIA.pt