Arcos de Valdevez é um dos palcos de “Vento Norte”, a nova série da RTP

Arcos de Valdevez é uma das três localidades do Norte de Portugal envolvidas neste projeto televisivo, sendo que as características da sede do concelho ao nível da Natureza e do Património levaram à sua escolha como cenário privilegiado de filmagem da nova série da RTP “Vento Norte”.

Arcos de Valdevez Vento Norte” RTP
Arcos de Valdevez é um dos palcos de “Vento Norte”, a nova série da RTP - ®DR

A zona do Centro Histórico da Vila de Arcos de Valdevez será ponto de registo principal de “Vento Norte”, a nova série da RTP. A escolha fica-se a dever ao facto de proporcionar os enquadramentos de época pretendidos pela produção, assegurando assim a pretendida viagem no tempo. As filmagens de “Vento Norte”  da RTP contam com o apoio financeiro e logístico do Município de Arcos de Valdevez, que desta forma assume a importância destes projetos para a promoção do território arcuense, sendo que cada vez mais o concelho é destino de rodagem de diversas produções nacionais de grande impacto mediático.                                                                                                                                                                                                                                                              

Vento Norte
Vento Norte – ®DR

“Vento Norte” é uma série histórica balizada entre o final da Primeira Guerra Mundial (1918) e o Golpe Militar de 28 de Maio de 1926, assumindo uma vertente de “romance histórico”, numa “visão de um Portugal à beira da Ditadura, em plenos anos loucos” e onde não faltam igualmente as “personagens que ajudaram a moldar a cultura portuguesa do século XX”.

A série será composta na primeira temporada por 10 episódios. As filmagens irão decorrer nos meses de Setembro e Outubro, sendo a série exibida pela RTP em 2021. Angola, Moçambique, Estados Unidos, Canadá, França e Luxemburgo são países com os quais já há acordos de transmissão.

Sobre:

ARCOS DE VALDEVEZ pode ser considerado uma pequena caixa de sedução, encravado no Vale do Vez, Arcos conserva todo o encanto característico do ALTO MINHO: paisagem verde, frescura abundante, arquitetura solarenga e um rio que espalha a vaidade de toda uma vila carregada de História.

A Terra de Valdevez e as suas gentes mergulham raízes no tempo longínquo. Franjeada pelo poético Lima, sulcada ao meio, e de ponta a ponta, pelo idílico Vez que lhe dá o nome, abeberada, em muitas direções por saltitantes e cristalinos ribeiros, caprichosamente moldada pela natureza, ora em montanhas de empinado recorte Soajo e Peneda e extasiantes miradouros, ora em preguiçosas encostas em que amadura o vinho e, sonolentas várzeas onde cresce o pão.

Por todo o Concelho abundam as seculares casas senhoriais, as torres e pontes medievais e uma história, os templos de todos os estilos, as romarias sem conta e de muita tradição e uma gastronomia sem rival.

A Terra de Valdevez é uma portentosa sinfonia de sol e de brisas, de luz e de cores, em que a nota dominante é o verde viçoso sem par.

aNOTÍCIA.pt