Cerca de 33 quilos de lixo recolhidos pelo Sea Life Porto em praias do Norte

No Castelo do Queijo, cerca de 50 voluntários juntaram-se, ao Sea Life Porto e a Andreas Noe, “TheTrashTraveler”, na quinta-feira, para recolher lixo das praias. No total, foram retirados de três praias portuenses 32.76 quilos de lixo.

Sea Life Porto
Cerca de 33 quilos de lixo recolhidos pelo Sea Life Porto em praias do Norte - ®DR

A apoiar o projeto “The Plastic Hike”, o Sea Life Porto organizou, juntamente com Andreas Noe, também conhecido como “TheTrashTraveler”, uma limpeza de praia no final da tarde de ontem. À iniciativa juntaram-se cerca de 50 voluntários, devidamente identificados com um colete fornecido pelo SEA LIFE Porto, que salvaguardou que todas as regras de segurança, como o distanciamento social e a utilização de máscara fossem cumpridas. As escolas de Surf de Matosinhos também prestaram o seu contributo nesta atividade. 

O lixo recolhido desta limpeza de praia foi armazenado pela instituição e, no total, foram contabilizados aproximadamente 33 quilos de lixo, provenientes de três praias da zona do Porto. Entre os itens encontrados, destacam-se as máscaras cirúrgicas descartáveis, beatas de cigarros e plásticos. O SEA LIFE Porto alerta que as máscaras devem sempre ir para o lixo e nunca para o chão.

Posteriormente, os resíduos desta limpeza de praia serão transformados em Arte e expostos para todos os visitantes do espaço.

Em declarações à Imprensa, Andreas Noe, biólogo molecular alemão criador do projeto, confessou que tem o sonho de poder contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa futura limpeza de praia, no final da sua viagem pela costa portuguesa.

A recordar que uma parte do documentário que está a ser filmado por Andreas Noe será gravado no SEA LIFE Porto, com entrevistas aos biólogos, que abordarão a importância do cuidado com as espécies marinhas, nomeadamente no que diz respeito à quantidade de plástico presente nos oceanos e de que forma é que a vida aquática é afetada por esta questão.

Na sua viagem, com início a 15 de agosto, Andreas Noe já recolheu mais de 150 quilos de lixo.

 

aNOTÍCIA.pt