Cangurus-vermelhos: os maiores mamíferos australianos chegam pela primeira vez a Portugal, ao Jardim Zoológico

A partir de setembro tem mais um grande motivo para visitar o Jardim Zoológico, uma vez que aos cerca de 2000 animais se juntou agora um grupo de Cangurus-vermelhos (Macropus rufus), composto por 4 indivíduos. A maior espécie de marsupial chega agora a Portugal pela primeira vez, vinda de dois zoos franceses.

Jardim Zoológico Cangurus-vermelhos
Cangurus-vermelhos: os maiores mamíferos australianos chegam pela primeira vez a Portugal, ao Jardim Zoológico - ®DR

Os Cangurus-vermelhos que agora chegam ao Jardim Zoológico são endémicos da Austrália e conhecidos não apenas como os maiores dos cangurus, mas também como o maior mamífero australiano. A sua pelagem é avermelhada, contrastando com as restantes espécies de canguru. Os machos podem pesar o dobro das fêmeas e, quando de pé, podem atingir os 2m de altura. Por ter como habitat natural desertos e savanas áridas do continente australiano, estes animais estão muito bem adaptados às condições adversas do meio. Para além de conseguirem permanecer várias semanas sem beber água, conseguem ainda suportar o calor extremo, recorrendo a uma técnica de arrefecimento que passa pelo humedecimento das patas dianteiras com saliva.

De forma a assinalar a chegada dos novos habitantes, e levar mais longe a sua missão de conservação, o Jardim Zoológico preparou uma surpresa para os visitantes. No site oficial do parque, pode participar num passatempo para ganhar convites e poder conhecer ao vivo esta curiosa espécie. Para tal, tem apenas de responder às questões colocadas e subscrever o canal oficial de YouTube do Zoo. 

Ao entrar no parque, dê um salto até à instalação dos novos moradores e desvende todas as curiosidades sobre este grande marsupial australiano. Aproveite também a oportunidade de apadrinhar estes grandes animais e apoiar deste modo o projeto de conservação em que o Jardim Zoológico participa no continente australiano.

No final de 2019 e início de 2020, o continente australiano foi fustigado por um conjunto de fogos florestais de grandes dimensões, que destruíram mais de 11 milhões de hectares de floresta, devastando a fauna e flora. Desde o início do flagelo, o Jardim Zoológico acompanhou de perto a evolução dos incêndios, através dos relatos da Dra. Kellie Leigh, a bióloga de campo destacada pelo Programa de Conservação de Koalas, que conta com a participação do Zoo desde 1991. Para além do trabalho de sensibilização, ao longo do primeiro semestre de 2020, o Jardim Zoológico promoveu uma angariação de fundos para o resgate e recuperação da fauna e flora australianas. A chegada dos novos habitantes à morada mais selvagem de Portugal tem também como objetivo relembrar a tragédia australiana, sensibilizando os visitantes para a ténue linha que separa uma espécie da extinção.

Descubra os Cangurus-vermelhos no Jardim Zoológico, com a certeza de que ao visitar o parque está a contribuir diretamente para a conservação da natureza.

 

aNOTÍCIA.pt