Abdel Larrinaga lidera prova de decatlo em Espanha

O português Abdel Larrinaga lidera a prova de decatlo no final do primeiro dia de competição no Estádio de Vallehermoso, em Madrid, integrado nos Campeonatos de Espanha, que pela primeira vez na sua história se disputam em quatro pistas diferentes.

Abdel Larrinaga
Abdel Larrinaga lidera prova de decatlo em Espanha - ®DR

Abdel Larrinaga, atleta do Benfica, soma um total de 3950 pontos, após ter corrido os 100 metros em 11,12 segundos (v: +0,4), saltado 7,00 metros em comprimento, lançado o peso a 13,87 metros, saltado 2,00 metros em altura, finalizando o dia correndo os 400 metros em 50,82. O total da primeira jornada de sábado deixa-o com menos 64 pontos que igual dia no seu decatlo recorde, obtido no ano passado em Arona, e que é de 7439 pontos, pontuação que o deixou no terceiro lugar do ranking português de sempre.

Atrás de Abdel Larrinaga, que está a competir como extra classificação, estão os espanhóis Bruno Comin (3880 pontos) e Pablo Martinez de Guereñu (3819 pontos).

A segunda jornada do decatlo decorre no dia de hoje (domingo, 13 de setembro).

 

Sobre:

Decatlo é uma competição de atletismo composta por dez provas. Nos Jogos Olímpicos, é exclusivamente praticada por homens. O equivalente feminino desta prova é o heptatlo, com sete provas. Os atletas inscritos competem num programa de dois dias, que inclui as seguintes modalidades: 100 metros rasos; salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros rasos (1º dia); 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo, 1500 metros (2º dia).

A especial importância do decatlo deve-se a que o vencedor dessa modalidade é considerado “o atleta mais completo do mundo”, por causa do conjunto de provas que a modalidade exige, ao mesmo tempo, resistência extraordinária e o desenvolvimento harmônico de diferentes aptidões físicas. Este título foi ligado historicamente ao esporte, desde que em Estocolmo 1912 o rei Gustavo V da Suécia, ao cumprimentar o norte-americano Jim Thorpe pela conquista da medalha de ouro, lhe disse: “Você, senhor, é o maior atleta do mundo”. Ao que Thorpe, um nativo americano e um homem simples, respondeu:”Obrigado, Rei”.

Os competidores recebem pontos por seu desempenho em cada uma das provas, de acordo com uma tabela elaborada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Essa tabela já foi modificada várias vezes, a fim de se adaptar à evolução do desempenho dos atletas. Desde 1912 ela foi modificada seis vezes, em 1920, 1934, 1950, 1962, 1977 – para incorporar o uso crescente da cronometragem eletronica – e mais recentemente em 1985.

 

aNOTÍCIA.pt