Há 14 novas Lojas com História em Lisboa

Padaria de São Roque, Drogaria Oriental, Viúva Lamego e Vista Alegre são algumas das 14 novas lojas com história que se juntam às mais de 100 já existentes em Lisboa

Lojas com História Lisboa
Há 14 novas Lojas com História em Lisboa - ®DR

O Programa Municipal Lojas com História, que visa apoiar o comércio tradicional de Lisboa, conta com catorze novas lojas distinguidas este mês de outubro. Esta iniciativa inclui apoio financeiro à preservação, modernização e promoção destes lugares.

O Programa tem como missão posicionar o comércio como marca diferenciadora da cidade, o que exige a articulação de diferentes e complementares medidas, no âmbito de uma estratégia que ligue as três áreas de atividade municipal: planeamento urbano e elementos arquitetónicos, património cultural e atividades económicas.

No novo lote de Lojas com História, uma distinção instituída pela Câmara Municipal de Lisboa, o grupo mais representado é o dos restaurantes e das lojas de porcelanas. J. Garraio (Equipamentos náuticos), Cafélia Ribeiro (Chás e Cafés) , Vista Alegre (Porcelanas) , Tapetes de Arraiolos Trevo (Tapetes) , Procópio Bar (Bar), Viúva Lamego (Porcelanas) , Drogaria Oriental (Drogaria) , Restaurante Sancho (Restaurante), Restaurante Clara Jardim (Restaurante) , Solar dos Nunes (Restaurante) , A Paródia (Bar) , Livraria Ler (Livraria) , Padaria de São Roque (Padaria) , Artemoldura (Molduras) são as novas lojas que agora se juntam às mais de 100 já classificadas.

O Regime de Reconhecimento e Proteção de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico, aprovado em 2017, concentrou-se em proteger as lojas da liberalização das rendas e estabeleceu que os contratos têm protecção legal por 5 ou 10 anos dependendo do regime de arrendamento em que se encontram.

As Lojas com História estão ainda isentas de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e as despesas de conservação e manutenção são consideradas a 110% no apuramento do lucro tributável.

Poderá conhecer aqui todas as Lojas com História.

aNOTÍCIA.pt