Quinzena gastronómica da Aguardente DOC da Lourinhã

A Aguardente DOC, O ex-líbris da Lourinhã, volta a marcar a agenda da região, num evento que chega dia 12 de novembro, a 17 restaurantes.

Aguardente DOC Lourinhã
Quinzena gastronómica da Aguardente DOC da Lourinhã - ®DR

A 9ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã tem lugar de 12 a 22 de novembro. Dinamizada pela Câmara Municipal da Lourinhã, em parceria com os produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e com vários estabelecimentos de restauração, a iniciativa tem o objetivo de, uma vez mais, promover aquela que é considerada uma das três melhores aguardentes a nível mundial.

A distinção DOC – Denominação de Origem Controlada – é atribuída às aguardentes que cumpram e apliquem  o regulamento que estabelece as condições dos solos, as características de cultivo e de tecnologias de vinificação, conservação, destilação, envelhecimento e engarrafamento que devem ser seguidas para que a produção obtida possa usar a menção DOC “Lourinhã”, atribuída pela Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa criada pela portaria 739/2008.

À semelhança dos anos anteriores, a Aguardente DOC Lourinhã volta a ser o elemento de destaque de um diverso rol de pratos gastronómicos criados especialmente para o evento, que poderão ser degustados em 17 restaurantes aderentes da região demarcada.

Além disso, para assinalar de forma original a quinzena gastronómica, o Município da Lourinhã desafiou a Wine on Ice, uma empresa de sorvetes cujo ingrediente principal são vinhos e gins portugueses, para criar um sorvete com a aguardente DOC Lourinhã. Formada por três jovens empreendedores, a Wine on Ice, ambiciona ser a marca de gelados alcoólicos de referência em Portugal tendo, por isso, estabelecido uma parceria com o Chef António Vieira que assina todos os gelados da marca.

A apresentação oficial do sorvete será a 12 de novembro, às 17h00, nas instalações da Adega Cooperativa da Lourinhã, e contará com a presença de João Torres – Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor. Devido ao panorama atual, o número de pessoas no evento será reduzido e mediante a apresentação de convite, contudo, o lançamento do sorvete será transmitido em direto no Facebook do Município da Lourinhã.

 

aNOTÍCIA.pt