Cria-Te: Galp e Rock in Rio apostam em projeto que alia Educação e Entretenimento

Cria-Te é um projeto que vai disponibilizar ferramentas e histórias inspiradoras de pessoas comuns e conhecidas que mostram como gestos e atitudes podem transformar o futuro.

Galp e Rock in Rio Cria-Te
Cria-Te: Galp e Rock in Rio apostam em projeto que alia Educação e Entretenimento - ®DR

Acreditando na Educação como ferramenta essencial para a construção de um mundo melhor para todos, a Galp e o Rock in Rio lançam o Movimento Cria-Te (MovimentoCriaTe.pt), um projeto inspiracional que utiliza a energia mobilizadora da música para promover o conhecimento, desafiando os portugueses a criarem hoje o seu amanhã.

Combinando Inspiração, Educação e Música, o Movimento Cria-Te da Galp e Rock in Rio vai, assim, disponibilizar ferramentas aos portugueses para que estes possam desenvolver conhecimentos sobre si próprios, a relação com os outros e a forma como as suas ações impactam o mundo. Neste sentido, as duas entidades lançam uma plataforma de micro learning, na qual qualquer pessoa poderá desenvolver as suas competências através de 28 jornadas de conhecimento, além da doação de 110 computadores à comunidade escolar, num total de 1.256 equipamentos distribuídos pela Galp aqueles que representam o futuro.

“Este é um projeto em cocriação, envolvendo parceiros e todos aqueles que acreditam que devemos mobilizar os jovens e as famílias para esta importante jornada, a jornada da autodescoberta. Estamos convictos que a Educação é muito mais do que partilhar conhecimento, é provocar a mudança. E tudo começa em nós, no nosso querer”, refere Joana Garoupa, Diretora de Comunicação e Marketing da Galp.

E como em tudo o que o Rock in Rio faz, também este projeto pretende utilizar a música e o entretenimento como veículos de inspiração. É neste sentido que reconhecidas vozes e rostos como Tim, Carolina Deslandes, Bárbara Tinoco, Agir, Héber Marques e Zé Ricardo se juntam ao projeto, sendo os protagonistas do primeiro grande processo criativo colaborativo ao vivo.

Pelo caminho o #CriaTe dará, ainda, palco a histórias reais de transformação com o lançamento de um conjunto de minidocumentários e testemunhos em vídeo de pessoas que, através da sua história, pretendem inspirar outros a construir o seu próprio caminho. Destas histórias farão parte o relato do piloto português Armindo Araújo, da empresária Roberta Medina, da atriz Carolina Carvalho, do músico Zé Ricardo, do fundador da Jazzy Dance School, Álvaro Lopes, do criador da Academia do Rock, Vítor Palma, da gestora de projetos de responsabilidade social Cláudia Montenegro, entre outros.

Cria-Te será, também, o nome de um dos palcos do Rock in Rio Innovation Week 2021, onde artistas, personalidades e especialistas discutirão a temática do projeto.

PLATAFORMA DE MICRO LEARNING

Disponível a partir de hoje, é na plataforma de micro learning (MovimentoCriaTe.pt) que jovens e adultos vão poder desenvolver as suas competências a partir do exercício de 28 jornadas que passam por temas como a Criatividade, Gestão de Tempo, Resiliência, Foco, Empatia e muito mais. Com ambientes, formatos, linguagens e temáticas personalizadas, a Jornada de Conhecimento Cria-Te proporciona uma experiência de aprendizagem interativa, potenciando as capacidades de cada um.

São três os territórios principais: EU – conhece-te a ti mesmo; NÓS – como se relacionar com os outros; MUNDO – o lugar de cada um na sociedade. Além destas jornadas de conhecimento, no site oficial do projeto (movimentocriate.pt) será ainda possível assistir à série de minidocumentários “Gestos que Criam”, em que três personalidades convidadas (o piloto português Armindo Araújo, a empresária Roberta Medina e Carolina Carvalho) irão partilhar as suas histórias com o objetivo de inspirar o amanhã de cada um.

Para Agatha Arêas, Vice-presidente de Learning Experience do Rock in Rio, “É crescente o entendimento de que as competências sócio-emocionais devem ser desenvolvidas e exercitadas ao longo de toda a vida. Inclusive para as empresas é fundamental que os seus profissionais saibam gerir suas emoções, tenham capacidade analítica, sejam capazes de liderar com empatia e possam criar novas soluções para novos desafios. A parte boa é que isso tudo aprende-se, exercita-se. E com o Cria-Te, poderemos aprimorar, de forma rápida, divertida e gratuita, essas e outras importantes competências.”

A PRIMEIRA CRIAÇÃO AO VIVO DE UMA MÚSICA

É, também, a partir de hoje que Tim (vocalista dos Xutos & Pontapés), Carolina Deslandes, Bárbara Tinoco, Agir, Héber Marques e Zé Ricardo convidam todos os portugueses – e não só – a partilharem as suas histórias. Pensamentos, frases, fotografias ou vídeos, o “céu é o limite” e o convite é para estimular a energia para a criação de um mundo melhor.

Inspirado nestas partilhas, os artistas irão compor uma música, num processo colaborativo que poderá ser acompanhado, ao vivo, no dia 26 de novembro. Neste dia os artistas irão juntar-se, em estúdio, para revelar a letra da música inspirada nestas histórias e criar, in loco, a melodia do tema. Ao longo desta live session existirão muitos momentos de conversa, entre os artistas e com os fãs (que também vão poder participar neste momento das suas casas), além de show cases espontâneos. O culminar desta live será já na parte da noite, quando os artistas interpretarem a música original pela primeira vez, depois de um dia de “CriaTe ao Vivo”.

“O que fizemos hoje para criar o nosso amanhã? É esta a questão que nos deve surgir diariamente para alcançar o que desejamos. Somos nós os agentes responsáveis por criar uma visão positiva para o futuro e com este projeto pretendemos relembrar que a minha energia, a dos outros e a do mundo nos leva ao futuro que ambicionamos, principalmente quando aliados ao poder da música e do entretenimento. Só desta forma conseguiremos, verdadeiramente, sentir, promover e difundir as boas energias”, refere Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.

Esta canção será, assim, o “manifesto” do conceito #CriaTe, sendo a primeira música criada em coletivo, online e ao vivo em Portugal. Para além de um videoclipe exclusivo, a ser lançado até ao final deste ano, esta música inspiradora vai também subir ao Palco do Galp Music Valley na próxima edição do Rock in Rio Lisboa, num momento inédito em que os cinco artistas portugueses irão inspirar a Cidade do Rock.

CRIADORES DE ESPERANÇA

E porque as ferramentas disponíveis para o desenvolvimento dos talentos e conhecimento são fundamentais para o processo de transformação, a Galp tem vindo a promover a distribuição de computadores a crianças e jovens, incluídos em projetos que promovam a inclusão através da educação.

No âmbito do Cria-Te agora criado pela Galp e Rock in Rio serão, assim, doados 110 computadores, totalizando 1.256 equipamentos entregues pela Galp a jovens que representam o futuro e que, integrados na sua comunidade, potenciam o seu talento e a sua capacidade de continuar a construí-lo.

“A educação move o mundo. Ela é o grande motor do desenvolvimento humano, social e económico e é por isso fundamental incentivar as crianças e jovens a continuarem a aprofundar conhecimentos e a tornarem-se empreendedores sociais. Queremos renovar a convicção de que investir na educação de quem nos rodeia é parte da missão de todos nós, e que por vezes bastam simples gestos de esperança”, refere Sandra Aparício, Responsabilidade Social Corporativa e Fundação Galp.

E, para que este momento seja igualmente inspirador, este será documentado e estará disponível em movimentocriate.pt, em dois vídeos documentais nos quais crianças e famílias partilham as suas histórias.

aNOTÍCIA.pt