Mergulhadores da Marinha participam em exercício internacional de defesa portuária em Espanha

Mergulhadores da Marinha participaram no Maritime Underwater Search and Harbour Protection Practical Seminar-Exercise 2020, em Cartagena

Mergulhadores da Marinha
Mergulhadores da Marinha participam em exercício internacional de defesa portuária em Espanha - ®DR

Os Destacamentos de Mergulhadores Sapadores Nº1 e Nº 3 da Marinha participaram num exercício internacional de buscas militares submarinas e de proteção portuária, organizado pela Armada Espanhola, que decorreu entre os dias 16 e 20 de novembro no porto de Cartagena, em Espanha.

​​​​​Este exercício, denominado por “Maritime Underwater Search and Harbour Protection Practical Seminar-Exercise 2020″, decorreu no âmbito do projeto “Military Search Capability Building Program Agreement” da Agência Europeia de Defesa (EDA – European Defense Agency).

O exercício contou com a participação dos Destacamentos de Mergulhadores Sapadores Nº1 e N.º 3 da Marinha Portuguesa, em conjunto com unidades da Armada Espanhola e do Exército Sueco.

Os principais objetivos deste exercício foram o treino conjunto e o desenvolvimento de doutrina, técnicas, táticas e procedimentos de buscas militares em ambiente submarino, num cenário de defesa de instalações portuárias que são críticas contra ameaças convencionais e/ou terroristas. O foco do exercício foi a execução de técnicas de busca e recolha de evidências e meios de prova.

 

Sobre Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.

Artigo relacionado:

Mergulhadores da Marinha participam no exercício internacional MAGRE 2020 contra ameaças terroristas