Helicóptero alemão termina missão inédita a bordo da fragata Corte Real

Chegou ao fim a missão do Helicóptero alemão que se encontrava embarcado na fragata Corte Real. Uma missão inédita de cooperação entre a Marinha portuguesa e alemã.

Helicóptero alemão fragata Corte Real
Helicóptero alemão termina missão inédita a bordo da fragata Corte Real - ®DR

A fragata Corte Real desembarcou esta quarta-feira o helicóptero alemão Lynx MK88A da Marinha alemã, após três semanas de operação, integrado como meio orgânico da fragata.

Durante este embarque, operando a Norte do Círculo Polar Ártico e em condições de voo noturno, a aeronave funcionou como se de um sensor do navio se tratasse, contribuindo para a extensão das capacidades do navio nos labirínticos fiordes noruegueses durante o exercício Flotex 2020. Os 19 militares do destacamento de helicópteros em conjunto com a guarnição do NRP Corte-Real, durante as três semanas deste embarque, fizeram prova de profissionalismo, interoperabilidade e dos laços de confiança e camaradagem existentes entre marinhas aliadas, garantindo a total disponibilidade e segurança da aeronave embarcada.

helicóptero alemão Lynx MK88A
helicóptero alemão Lynx MK88A – ®DR

Esta cooperação pioneira entre as duas Marinhas, assenta na partilha de experiências e procedimentos inerentes à operação de duas plataformas distintas, permitindo aumentar a capacidade de atuação combinada das duas Marinhas, no quadro da aliança e no quadro do reforço e da segurança marítima europeia.

Lynx MK88A da Marinha alemã
Militares alemães do destacamento de helicópteros – ®DR

Foi a primeira vez que uma fragata portuguesa embarcou um destacamento de helicópteros estrangeiro, tendo-se iniciado os preparativos para a concretização desta cooperação em meados de 2019, os quais incluíram conversações e visitas técnicas ao NRP Corte-Real. 

​A frota de Lynx da Marinha Portuguesa, integrada há 25 anos nas fragatas da classe Vasco da Gama e há 11 anos nas fragatas da Classe Bartolomeu Dias, está em processo de modernização na Leonardo Helicopters (Reino Unido), prevendo-se que chegue a curto prazo a primeira aeronave modernizada, sobre a qual incidirá o processo de qualificação de pessoal e redefinição de procedimentos operacionais.

 

 

Artigo relacionado com o helicóptero alemão embarcado na fragata Corte Real:

Inédito: Fragata Corte-Real embarcou destacamento de helicóptero da Marinha alemã em missão