Projeto “De Repente, Canta a Gente“ alicia jovens para o Canto ao Desafio

"De Repente, Canta a Gente", é um projeto pioneiro, liderado por Augusto Canário, que pretende valorizar o “Canto ao Desafio” uma arte musical enraizada na cultura portuguesa, também conhecida como Desgarrada.

De Repente Canta a Gente
Projeto “De Repente, Canta a Gente“ alicia jovens para o Canto ao Desafio - ®DR

“De Repente, Canta a Gente”, envolve 10 concelhos e pretende dar oportunidade a jovens de comunidades escolares e culturais de trabalharem e aprenderem com repentistas consagrados, liderados por Augusto Canário, o “Canto ao Desafio”, uma arte musical enraizada na cultura portuguesa, também conhecida como Desgarrada.

As provas de seleção dos candidatos já começaram e os jovens apurados terão a possibilidade de mostrar o que valem em dez concertos que irão decorrer durante o segundo semestre de 2021.

O Canto ao Desafio, é um dos principais ícones do Património Cultural Imaterial do Alto Minho e tem o improviso e o sentido de humor como principais características. Geralmente acompanhada por uma concertina, consiste na arte de produzir poesia popular na hora, com direito a um animado despique e até ao uso de uma linguagem brejeira de duplo sentido.

Chama-se Canto ao Desafio, ou Desgarrada, e conta agora com um programa inédito de captação de talentos que pretende divulgar e ensinar aos jovens da região esta forma de canto tradicional. A iniciativa “De Repente, Canta a Gente”, conta com a colaboração de repentistas consagrados que, liderados pelo cantador Augusto Canário, vão desenvolver um trabalho direto com os mais novos que pretendam aprender esta arte.

Promovida pela CIM Alto Minho e cofinanciada pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, a ação envolve os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

O projeto, a realizar-se entre dezembro de 2020 e novembro de 2021, tem como principal alvo as comunidades escolares e culturais, estando o seu programa completamente ajustado ao novo quotidiano imposto pela Direção-Geral da Saúde em contexto de pandemia, motivo pelo qual grande parte do seu funcionamento pode ser realizado no site oficial.

A Iniciativa “De Repente, Canta a Gente” foi apresentada numa conferência de imprensa realizada no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, e contou com a presença do presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, do produtor David Martins e do cantor repentista, Augusto Canário.

Para o presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, “esta é uma iniciativa dos dez municípios do Alto Minho que visa tirar partido daquilo que já é um património de todos e que queremos que seja também levado a Património Imaterial da Humanidade”. De acordo com José Maria Costa, pretende-se “envolver todos os jovens e todas as escolas neste projeto que, no fundo, é o reconhecimento de que os cantares ao desafio são, de facto, importantes naquilo que é a nossa cultura, as nossas festas e a nossa identidade”.

Para isso, a CIM Alto Minho, “conta com uma equipa técnica fabulosa, com uma participação de grandes cantadores e espero sinceramente que as nossas escolas e os nossos jovens adiram a este projeto” refere o seu presidente.

David Martins, produtor do evento, explica que “os cantares ao desafio foram, até agora, algo aprendido por tradição oral, em processos informais. O traço inovador deste projeto reside na primeira tentativa a nível nacional de sistematização da técnica da Desgarrada, a produção de um currículo, e o desenvolvimento de ferramentas pedagógicas”.

Estas ferramentas pedagógicas vão permitir que a técnica da Desgarrada possa ser ensinada em duas vertentes: no site, com dezenas de vídeos e áudios tutoriais, tendo ainda os jovens a possibilidade de enviar as suas cantorias para análise e acompanhamento pedagógico; e nas ações de capacitação a realizar em escolas, associações culturais e coletividades do Alto Minho, que podem ser presenciais ou, em caso de constrangimento da Covid-19, em videoconferência.

“De sublinhar que serão envolvidos repentistas consagrados, liderados pelo cantador Augusto Canário, desenvolvendo um trabalho direto com os nossos jovens” refere o produtor David Martins que acrescenta ainda outra mais-valia do projeto “no nosso programa são abordados conteúdos da Desgarrada que se relacionam e potenciam os programas oficiais de Língua Portuguesa e de Educação Musical/Música, com a Componente Regional do Currículo bem como dos DAC (Domínios de Autonomia Curricular), sendo uma forma diferente e divertida de aprender e de trazer alegria às nossas escolas”.

“Estou muito feliz por fazer parte deste projeto e por a minha terra, ou seja, as autarquias que compõem a CIM Alto Minho, terem-se juntado e proporcionado esta grande oportunidade. É um projeto pioneiro”, refere Augusto Canário. Para o cantor repentista, “é importante manter e desenvolver a nossa identidade”

“Neste sentido, com a gravação de tutoriais, sessões presenciais e ao dar palco a quem se quiser evidenciar e demonstrar capacidade para o fazer, vamos ter durante mais ou menos um ano a capacidade de interagir, capacitar e ensinar alguns truques aos mais jovens, sobre o saber cantar ao desafio” conclui o conhecido cantor popular.

Em termos de agenda, o projeto inicia-se agora pelas componentes de capacitação e de captação, através do lançamento do site https://derepentecantaagente.pt, que dá a possibilidade aos jovens candidatos a cantadores, enviarem para aquela plataforma, as suas rimas e cantorias, para apreciação e orientação da equipa técnica.

Outra componente são as ações de capacitação realizadas nos dez concelhos de forma presencial ou à distância – devido a eventuais constrangimentos da Covid-19 – e que se estenderão até ao fim do projeto.

Por seu lado, estão previstos, de setembro a novembro de 2021, um conjunto de dez concertos onde consagrados repentistas irão contracenar com os novos talentos captados pelo projeto.

A 27 de novembro, terá lugar uma conferência e um concerto final, ambos no Centro Cultural de Viana do Castelo, que reunirão um conjunto alargado de cantadores e especialistas em repentismo oriundos de várias regiões do país.

“De Repente, Canta a Gente”, Programa

Calendário dos 10 concertos/mostra repentista – set/nov 2021

19 Setembro

DOM/16H

Jardim dos Poetas/ Auditório da EPRALIMA

 Ponte da Barca

26 Setembro

DOM/16H

Cine-Teatro Bombeiros Voluntários VPA

 Caminha

10 Outubro

DOM/16H

Auditório da Casa da Cultura

 Melgaço

16 Outubro

SAB/16H

Teatro Municipal Sá de Miranda

 Viana do Castelo

17 Outubro

DOM/16H

Cine-Teatro João Verde

 Monção

24 Outubro

DOM/16H

Teatro Diogo Bernardes 

Ponte de Lima

31 Outubro

DOM/16H

Cine-Teatro Marreca Gonçalves VNC

 V.N de Cerveira

7 Novembro

DOM/16H

Centro Cultural

 Paredes de Coura

14 Novembro

DOM/16H

Auditório da Casa das Artes

 Arcos de Valdevez

21 Novembro

DOM/16H

Auditório do CILV-Centro Inovação Logística Valença

 Valença

 

Conferência Repentista

27 Novembro

Sábado 15H00

Centro Cultural

Viana do Castelo

 

Concerto Final

27 Novembro

Sábado 15H00

Centro Cultural

Viana do Castelo

 

 

aNOTÍCIA.pt