Additional Tones: a tribute to Maryanne Amacher em Serralves

De 8 a 10 de janeiro, Additional Tones: a tribute to Maryanne Amacher volta a encher Serralves, com um conjunto de propostas, que contribuem para um maior entendimento da obra desta notável compositora norte-americana.

Additional Tones Maryanne Amacher Serralves
Additional Tones: a tribute to Maryanne Amacher em Serralves - ®DR

Ao longo de três dias, de 8 a 10 de janeiro, Serralves apresenta o programa Additional Tones: a tribute to Maryanne Amacher, um espetáculo que se constitui como homenagem, como partilha e contribuição para um maior e merecido entendimento e visibilidade da obra e pensamento notáveis desta artista.

Maryanne Amacher (1938-2009) destacou-se na criação de instalações sonoras e ambientes multimédia de grande escala. Estudou com Karlheinz Stockhausen e colaborou com Merce Cunningham e com John Cage. O seu trabalho foi pioneiro e visionário em várias áreas da criação musical e artística como a espacialização sonora, os novos media, a ecologia acústica, a inteligência artificial ou a psicoacústica.

O programa de Additional Tones: A Tribute to Maryanne Amacher surge em consonância com crescente reconhecimento internacional da importância e singularidade da obra de Amacher que se tem  manifestado em acontecimentos como a aquisição dos arquivos da artista pela New York Public Library for the Performing Arts no Lincoln Center, a constituição da The Maryanne Amacher Foundation e eventos dedicados à sua obra organizados por instituições como a Tate Modern e ICA em Londres, o Stedelijk Museum em Amesterdão e a Bienal de São Paulo.   

Deste tributo fazem parte um seminário e sessão de audição orientados pelos investigadores Amy Cimini e Bill Dietz e dedicados às séries Music for Sound Joined Rooms e Mini Sound Series de Amacher, a estreia nacional do filme Sisters With Transistors sobre o trabalho pioneiro de várias mulheres que marcaram a história da música eletrónica.

Incluído no programa está ainda a interpretação da composição Petra pelo duo inédito de pianistas constituído pela Marianne Schroeder e Joana Gama e ainda a estreia nacional de Perceptual Geographies de Thomas Ankersmit, uma peça inspirada por e dedicada a Amacher.

O evento será também marcado pelo arranque da série vídeo de leituras e discussões online Remote Links, uma colaboração com a New York Public Library que celebra a publicação de Maryanne Amacher: Selected Writings and Interviews e que decorrerá até março.

 

Serralves – Programa Additional Tones: a tribute to Maryanne Amacher

08 JAN

AMY CIMINI E BILL DIETZ

18:00 Seminário e Sessão de Audição

20:00 “REMOTE LINKS” (Introdução) / Lançamento do livro Maryanne Amacher: Selected Writings and Interviews

Biblioteca 

09 JAN

“SISTERS WITH TRANSISTORS” (2020), um filme documentário de LISA ROVNER

[Estreia nacional]

11:00, Auditório 

10 JAN

MARIANNE SCHROEDER & JOANA GAMA apresentam “PETRA” de Maryanne Amacher

10:30, Auditório

THOMAS ANKERSMIT apresenta “PERCEPTUAL GEOGRAPHIES”

11:30, Auditório 

 

JAN – MAR

“REMOTE LINKS”

Série de vídeos online com leituras e discussões em torno de Maryanne Amacher: Selected Writings and Interviews.

(apresentado numa parceria entre The New York Public Library, The Maryanne Amacher Foundation, Blank Forms e Fundação de Serralves)

 

aNOTÍCIA.pt