Imposição das boinas aos novos fuzileiros da Marinha

Decorreu hoje, dia 8 de janeiro, na Escola de Fuzileiros, a imposição de boinas aos 36 grumetes alunos do Curso de Formação de Praças Fuzileiros da Marinha.

Imposição das boinas fuzileiros da Marinha
Imposição das boinas aos novos fuzileiros da Marinha - ®DR

A cerimónia de imposição das boinas aos novos fuzileiros da Marinha, presidida pelo Chefe do Estado-maior da Armada, decorreu de uma forma restrita, devido à situação de pandemia.

A imposição das boinas azul ferrete é um dos momentos mais simbólicos na carreira dos Fuzileiros da Marinha, após meses intensos de treino e formação.

Durante o Curso de Formação de Praças Fuzileiros os jovens militares receberam formação em perícias técnicas e táticas necessárias para desempenhar as funções de chefe de equipa de atiradores, num pelotão de Fuzileiros. A formação, de índole teórico prática, incide nas competências em áreas diversas como o tiro de Combate, Explosivos, Minas e Armadilhas, Motricidade e Fisiologia, Infantaria de Combate, Comunicações, Socorrismo em Combate, Operações Terrestres e Operações Anfíbias.

Imposição das boinas fuzileiros da Marinha
Imposição das boinas aos novos fuzileiros da Marinha – ®DR

Este Curso, fruto da pandemia global causada pela COVID-19, sofreu diversas contingências e adaptações, para fazer face às medidas de prevenção e mitigação do risco de contágio. Desde logo, após ser decretada a suspensão de todas as atividades de formação na Marinha, o curso foi suspenso de 13 de março a 17 de maio de 2020.

A retoma da formação ocorreu em 18 de maio de 2020, após intensas ações internas de adaptação ao “novo normal”, tendo sido realizado um rastreio médico-sanitário detalhado, com registo individual do histórico das últimas 9 semanas dos alunos, controlo diário da temperatura corporal, bem como a implementação de todas as medidas de etiqueta respiratória, higienização individual e dos espaços, e assegurado o distanciamento social.

O Curso de Formação de Praças Fuzileiros (1ª edição de 2019) que teve início a 28 de outubro de 2019 e terminou a 18 de dezembro de 2020 concluí desta forma uma das mais importantes etapas do seu percurso militar.

 

aNOTÍCIA.pt