Festival Andanças 2021 vai realizar-se em Campinho, junto ao Grande Lago Alqueva

A edição de 2021 do Festival Andanças irá ter lugar de 18 a 22 de agosto e vai decorrer junto ao Grande Lago Alqueva, no Parque de Eventos de Campinho e nas áreas adjacentes

Festival Andanças 2021 Alqueva
Festival Andanças 2021 vai realizar-se em Campinho, junto ao Grande Lago Alqueva - ®DR

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz estabeleceu uma parceria com a Associação PédeXumbo para a realização do Festival Andanças 2021 no concelho, nomeadamente na aldeia de Campinho, junto ao Grande Lago Alqueva. A edição de 2021 do festival já está agendada para os dias 18 a 22 de agosto e vai decorrer no Parque de Eventos de Campinho e nas áreas adjacentes, onde serão instalados vários palcos, zonas para alimentação e bebidas, área de campismo e parques de estacionamento.

A autarquia e a organização pretendem que esta parceria permita a realização do festival durante muitos anos no concelho de Reguengos de Monsaraz. Nesta primeira edição em Campinho, o Andanças terá cinco dias de música, dança e outras atividades para todas as idades, pretendendo levar as iniciativas ao interior da aldeia e ao espaço natural junto ao lago.

O Festival Andanças teve início em 1996 e junta anualmente milhares de pessoas de todo o mundo num espirito de partilha, de encontro e de práticas sustentáveis. Neste festival promove-se a música e a dança popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas.

No Andanças é possível aprender mais de meia centena de estilos de danças africanas, americanas e europeias, como as portuguesas, húngaras, balcânicas, bascas, belgas, mediterrânicas, catalãs e italianas. O festival assenta em quatro pilares, nomeadamente a dança e a música, voluntariado, comunidade e sustentabilidade.

Festival Andanças 2021 Alqueva
Festival Andanças 2021 vai realizar-se em Campinho, junto ao Grande Lago Alqueva – ®DR

Sobre:

Andanças – Festival Internacional de Música e Dança Tradicional é um festival de danças e músicas de inspiração tradicionais, que se tem realizado anualmente em Agosto. Iniciou-se em Évora no ano de 1996 como uma pequena realização para cerca de centena e meia de participantes. Entre 1999 e 2010 realizou-se na aldeia de Carvalhais onde veio a desenvolver-se passando de um pequeno festival para um acontecimento de âmbito nacional com milhares de participantes. Em 2011 a organização (Associação Pedexumbo) atravessando um período de reflexão interna acerca dos seus objetivos e princípios alternativos à sociedade de consumo, conclui a necessidade de restruturação do festival e realiza-o em formato mais pequeno, integrado no Festival Danças na Água na freguesia de Ratoeira (Celorico da Beira) no Concelho de Celorico da Beira, Portugal.

Em 2013, o Andanças realizou-se entre 19 e 25 de Agosto, pela primeira vez na Barragem de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas, onde se criou uma enorme infraestrutura para o evento.

 

aNOTÍCIA.pt