Marinha e AMN alertam para o agravamento das condições meteorológicas e da agitação marítima

Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam para o agravamento das condições meteorológicas entre as 18 horas de dia 29 de janeiro e dia 3 de fevereiro.

Marinha agravamento das condições meteorológicas
Marinha e AMN alertam para o agravamento das condições meteorológicas e da agitação marítima - ®DR

A previsão do vento e do estado do mar aponta para um agravamento excecional das condições meteorológicas e de agitação marítima para a costa oeste de Portugal Continental, entre as 18h00 de dia 29 de janeiro, e as 12h00 de quarta-feira, dia 03 de fevereiro, e no arquipélago dos Açores entre as 06h00 de sábado, dia 30 de janeiro e a madrugada de quarta-feira, dia 03 de fevereiro, alerta a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Em Portugal Continental, a agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente de Oeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 14 metros, com período médio entre os 14 e os 20 segundos. O vento poderá registar uma intensidade média superior a 60km/h e rajadas superiores a 90km/h, provenientes do quadrante Oeste e Sudoeste.

Já nos Açores, a agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente de Oeste, com uma altura significativa que poderá atingir os dez metros e uma altura máxima de 16 metros, com período médio entre os 14 e os 20 segundos. O vento poderá registar uma intensidade média superior a 80km/h e rajadas superiores a 130km/h, provenientes do quadrante Sudoeste.

Assim, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam para o agravamento das condições meteorológicas e reforçam a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.

Recomenda-se o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas e aconselha-se igualmente a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica radiodifundidos pela Marinha relativos à previsão meteorológica do IPMA, bem como outras informações disponibilizadas pelas Capitanias sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.

À população em geral, devido ao atual contexto pandémico em que nos encontramos, relembramos que devem permanecer em casa, em segurança, não se expondo desnecessariamente ao risco, pelo que não devem efetuar passeios junto à orla costeira e nas praias, nem praticar atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que seja assumida uma postura preventiva.

Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante e prudente.

 

aNOTÍCIA.pt