“Comunicação de restaurantes e sommeliers“é o tema do próximo Sommeliers Storytellers

O próximo Sommeliers Storytellers vai abordar mais um tema cada vez mais importante no setor: “Comunicação de restaurantes e sommeliers“

restaurantes e sommeliers Storytellers
“Comunicação de restaurantes e sommeliers“é o tema do próximo Sommeliers Storytellers - ®DR

“Comunicação de restaurantes e sommeliers“ será o mote do próximo Sommeliers Storytellers para abordar a forma como são comunicados os espaços e os diferentes intervenientes por ser um fator determinante nos dias de hoje.

Comunicar não é um mero ato de enviar informações. É a partilha de uma ideia, um processo de troca e entendimento de informação, geralmente com a intenção de persuadir ou influenciar. Assim, a comunicação é considerada eficaz quando a mensagem passada é entendida corretamente, ou seja, tem o mesmo significado para quem a emitiu e para quem a recebeu. Como o fazer?

As atitudes dos consumidores perante uma marca, um produto ou um serviço estão também fortemente moldadas por aquilo que encontram no social media. Que estratégia seguir na era em que todos têm uma opinião e a conseguem difundir, sem esforço, para qualquer parte do mundo?

É certo que a qualidade da comunicação e a forma como são dadas respostas aos clientes são fatores decisivos na escolha final destes. Até porque os clientes vêm aos espaços à espera de ter uma experiência única quer seja pelo espaço, pelos sabores ou por todo o conceito envolvido.

“Comunicação de restaurantes e sommeliers“ é o tema escolhido por André Figuinha e Rodolfo Tristão, para a próxima edição de Sommeliers Storytellers em que Joana Pratas e Adriana Fournier  são as convidadas.

O encontro para a “Comunicação de restaurantes e sommeliers“ do Sommeliers Storytellers está marcado para as 21h00 do próximo dia 15 de fevereiro, e terá transmissão em direto nos canais oficiais do programa.

 

Links do Evento:
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Sobre:

Joana Pratas trabalhou na agência de comunicação Imago. Assumia o cargo de PR & Communications Manager na FOX International Channels Portugal quando decidiu criar o seu próprio negócio. Tornava-se assim uma enérgica consultora em comunicação, com clientes nos sectores onde acabava de imergir: turismo, gastronomia e vinho.

Juntamente com o seu marido, concretizam o sonho de serem Parceiros Na Criação na vida e no vinho.

Adriana Fournier é Diretora de eventos e logística da Chefs Agency e fundadora do projeto em parceria com a Martins Wine Advisor.

 

André Figuinha é sommelier profissional distinguido em 2019 como ‘Sommelier do Ano’ pela Mesa Marcada e também no mesmo ano pela revista Grandes Escolhas.

Nascido em Lisboa, Algés 1979, André Figuinha nem sempre sonhou em vir a ser sommelier. Com uma forte paixão ainda hoje pelo surf, era na eletrónica que via vir a ser a sua profissão. No final da década de 90, e após desistir de um curso superior de informática de gestão, e por obra do acaso, dedica-se à restauração. Nesta altura começa por ganhar um gosto imenso e uma vontade enorme de fazer mais e melhor na área e é aqui que encontra a sua verdadeira paixão de vida: vinho e hospitalidade!

Estudou várias línguas, fez o curso de sommelier no Estoril e alguns cursos especializados de vinhos entre outros. Trabalhou nos cruzeiros na Pincess Cruises onde conheceu e teve a experiência de outra realidade fora de Portugal. Teve o seu próprio restaurante, passou por vários grupos de restauração e chefs de renome em Lisboa. Atualmente é Head Sommelier no grupo Altis Hotels no restaurante Feitoria com uma estrela Michellin.

Cheio de ideias e ambição, contando já com mais de 20 anos de profissão e ainda com a noção de ter um longo caminho pela frente, abraça vários projetos. Dá formação de vinhos, consultoria, lidera provas comentadas de vinhos e faz treino de equipas de sala.

Disciplinado e determinado gosta de partilhar as suas experiências com os amantes do vinho de forma simples e descontraída. Encontrar o equilíbrio entre o vinho, a história e a emoção são as combinações diárias perfeitas para o desafio. 

 

RODOLFO TRISTÃO, sommelier e consultor de vinhos, com uma carreira superior a 20 anos no mundo dos vinhos, tanto em Portugal como a nível internacional, notabilizou-se não só pelos prémios e distinções, entre os quais Sommelier do Ano 2016 pela Revista de Vinhos e Premio Arte da Sala da Academia da Gastronomia Portuguesa.

 Tem acumulado ao longo da sua brilhante vida profissional, mas também na restauração, enquanto diretor de vinhos do GRUPO AVILEZ, onde permaneceu vários anos, com destaque para o BELCANTO, um dos melhores restaurantes do mundo.

Tirou o curso profissional de Restaurante/bar pela Escola Hotelaria e Turismo do Estoril, curso de sommelier. Licenciado em Produção Alimentar em Restauração pela ESHTE.

Tem ainda uma pós Graduação em Higiene e Segurança Alimentar pela ESHTE.

Especialista pela ESHTE em Hotelaria e Restauração.

É docente na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), onde atualmente dá aulas de Enogastronomia e autor de dois livros, “Á Descoberta do Vinho”, 2010 e o último deles “Saber Beber Vinho”, lançado em 2019.

Pertence ao grupo de formadores do Curso de Escanções na Escola Hotelaria e Turismo do Estoril.

Foi durante alguns anos com muito orgulho Presidente dos Escanções de Portugal

 Iniciou, entretanto, uma parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVRTejo) até porque, além de conceituado sommelier, é natural do Cartaxo e grande defensor do potencial dos vinhos da região. A sua atividade passa também pela consultoria especializada, na área dos vinhos e da vinha, criando projetos personalizados, especialmente desenhados à medida, onde se destaca a formação e elaboração de carta de vinhos.

Parceiro na empresa Martins Wine Advisor, considerada em Uk a melhor ao nível de Serviço de vinhos 2019 ( www.martinswineadvisor.com).

Faz parte do Painel de Provas da Revista de Vinhos.

Responsável, chefe da Camara de Provadores da Comissão Vitivinicola dos Açores.

 

aNOTÍCIA.pt