Agência Nacional de Inovação lança “motor de busca” da inovação em Portugal

A Agência Nacional de Inovação apresentou uma nova ferramenta, o "motor de busca" da inovação em Portugal que será um agregador de informação sobre inovação

0
15
motor de busca da inovação em Portugal
Agência Nacional de Inovação lança "motor de busca" da inovação em Portugal - ®DR

O “motor de busca” da inovação em Portugal agora lançado pela Agência Nacional de Inovação será um Portal agregador de informação sobre inovação, onde entidades de investigação científica e tecnológica, empresas e investigadores poderão encontrar informação e potenciais parceiros para os seus projetos.

Uma empresa que busca uma solução tecnológica para resolver uma necessidade do seu negócio, um investigador que pretende encontrar parceiros no Sistema Nacional de Inovação (SNI) para desenvolver uma linha de investigação, uma entidade de I&D que pretende divulgar a sua oferta tecnológica. Hoje, 17 de fevereiro, a Agência Nacional de Inovação (ANI) apresentou uma nova ferramenta que promete ajudar em todas estas situações.

O Portal da Inovação funciona como motor de busca do SNI. O endereço www.portaldainovacao.pt passa, assim, a ser a morada de toda a informação que interessa a empresas, investigadores e entidades de I&D, agregando conteúdos que até aqui não eram acessíveis ou estavam dispersos por várias plataformas, de várias entidades e programas. Uma lógica “one-stop-shop”, para incentivar a inovação colaborativa em Portugal, o objetivo principal da ANI ao criar esta ferramenta.

O Portal da Inovação permitirá encontrar informação sobre os atores do SNI, pesquisar competências dos investigadores, entidades que trabalham com tecnologias específicas, encontrar parceiros de negócio, procurar e oferecer tecnologia, entre muitas outras funcionalidades. Cada subscritor tem acesso a uma área reservada, onde poderá gerir a informação de interesse de acordo com as suas necessidades. Será ainda possível, a entidades que não estejam ainda registadas, fazer o devido registo, que posteriormente será aprovado pela ANI.

O separador “Investigadores” dá acesso a uma base de dados com milhares de nomes de investigadores e respetivas linhas de investigação e competências. Até ao momento, estão registados mais de 40.000 currículos, com base nos registos geridos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Um mapeamento das entidades que fazem inovação e I&D distribuídas pelo país e respetiva caraterização estão disponíveis no separador “Entidades de Inovação e I&D”. Uma pesquisa para encontrar um potencial parceiro, por exemplo, poderá ser feita livremente ou por categorias – Investigação e Ensino Superior, Redes Colaborativas e Intermediação Tecnológica, Empreendedorismo, Financiamento à Inovação, Empresas e Outras Entidades. 

Estão atualmente registadas 1.235 entidades, das quais 689 são atores ligados ao ensino superior e centros de investigação, 206 são redes colaborativas e de intermediação tecnológica, 121 são incubadoras de empresas ou start-ups e entidades de aceleração tecnológica, 18 são agências e associações que financiam I&D, 195 são empresas que incorporam I&D no seu negócio e 18 são entidades que, em Portugal, apoiam e contribuem para acelerar a inovação.

No separador “Oferta e Procura de Tecnologias” poderão ser encontradas soluções para problemas tecnológicos, sendo possível identificar parceiros e oportunidades de negócio. Atualmente, a base de dados é composta por 5.184 registos entre tecnologias (1.198), negócios (3.979) e parceiros para projetos de I&D (7), com ligação à rede europeia Enterprise Europe Network. O portal conta ainda com uma montra tecnológica com mais de 100 projetos nacionais.

O Portal da Inovação apresenta-se como uma ferramenta essencial para manter a aceleração da inovação colaborativa em Portugal, país que tem apresentado taxas de crescimento de incorporação de I&D na economia superiores à média europeia, encontrando-se atualmente entre os 12 países da UE27 mais inovadores, de acordo com o European Innovation Scoreboard 2020. 

A abertura da sessão pública de apresentação do motor de busca da inovação em Portugal coube a João Correia Neves, Secretário de Estado Adjunto e da Economia e o encerramento a Eduardo Maldonado, Presidente da ANI. António Bob Santos, Administrador da ANI, abordará o papel do Portal na inovação em Portugal, seguindo-se a apresentação das suas principais funcionalidades. “O Portal da Inovação ao serviço das empresas e das infraestruturas tecnológicas” é o tema sobre o qual intervirão responsáveis do PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros e do CVR – Centro para a Valorização de Resíduos.

aNOTÍCIA.pt