“Camaradas de Armas”, documentário sobre Fuzileiros, em destaque nos prémios de cinema Sophia Estudante

O documentário sobre fuzileiros, “Camaradas de Armas”, de Catarina Henriques alcançou o 2º lugar na categoria de Melhor Curta-Metragem Documentário dos prémios Sophia Estudante 2021.

Camaradas de Armas prémios Sophia Estudante
“Camaradas de Armas”, documentário sobre Fuzileiros, em destaque nos prémios de cinema Sophia Estudante - ®DR

O filme “Camaradas de Armas”, gravado pela aluna de Cinema Catarina Henriques na Escola de Fuzileiros, conquistou hoje o 2º lugar na categoria de Melhor Curta-Metragem Documentário dos prémios Sophia Estudante 2021, da Academia Portuguesa de Cinema.

O documentário “Camaradas de Armas”, agora premiado nos prémios Sophia Estudante, foi realizado e produzido por Catarina Henriques no âmbito do projeto final de Mestrado em Cinema, da Universidade da Beira Interior. O filme acompanha o curso de formação de praças fuzileiros, na Escola de Fuzileiros, ao longo das várias etapas da recruta, incluindo momentos únicos como a Marcha dos 50 km.

Para realizar o projeto, Catarina filmou a vida de cada um dos jovens que ingressaram no curso de Praças Fuzileiros de 2018.  Desta forma, esta curta-metragem documental mostra de perto o espírito de sacrifício e camaradagem dos jovens recrutas, que, em equipa, aprendem a atravessar os obstáculos do exigente caminho percorrido desde o início do curso até à conquista da boina azul ferrete.

Catarina dos Santos Henriques tem 24 anos e é natural do Barreiro. Mestre em cinema pela Universidade da Beira Interior, escolheu a Marinha para realizar o seu projeto final de curso porque tinha como objetivo “desmistificar a ideia negativa que pode existir sobre as Forças Armadas, demonstrando que os jovens militares são iguais a qualquer outro jovem civil.” 

Catarina refere que “enquanto estudante de cinema, ter tido a oportunidade de fazer um projeto como este é muito gratificante. Foi uma experiência que me deu a oportunidade de crescer enquanto artista e pessoa”. Após a conquista do 2º lugar, Catarina ficou surpreendida e orgulhosa pelo resultado alcançado, neste que é o primeiro prémio da sua carreira, que está mesmo a começar.

 

aNOTÍCIA.pt