Miguel Monteiro bate recorde do mundo no lançamento do peso

Miguel Monteiro, atleta do Casa do Povo de Mangualde, bateu hoje o recorde do mundo do lançamento do peso (atletismo adaptado)

0
15
Miguel Monteiro recorde do mundo peso
Miguel Monteiro bate recorde do mundo no lançamento do peso - ®DR

Miguel Monteiro (categoria F40) bateu hoje o recorde do mundo do lançamento do peso (atletismo adaptado) alcançando a marca de 11,01 metros

O atleta do Casa do Povo de Mangualde, de 20 anos de idade, da categoria F40 (baixa estatura), alcançou hoje a marca de 11,01 metros, no lançamento do peso (4 kg), atletismo adaptado, no decorrer do Torneio de Preparação que se está a desenrolar conjuntamente com os Campeonatos de Portugal de Provas Combinadas em pista coberta.

Com este registo, Miguel Monteiro, que tinha como melhor registo esta temporada a marca de 10,70 metros, e que se sagrou campeão de Portugal da sua categoria no passado fim-de-semana, torna-se o homem mais forte do planeta na sua categoria passando a ser o detentor do recorde do mundo peso .

O anterior recorde (10,88 metros) pertencia a dois atletas: ao iraquiano Garrah Tnaiash,que alcançou essa marca em Jakarta, Indonésia, a 10/10/2018, e a Denis Gnezdilov (Rússia), que igualou a marca em 14/11/2019, no Dubai, Emiratos Árabes Unidos. 

Sobre:

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) MHIH foi fundada em 5 de Novembro de 1921 sob a inscrição de Federação Portuguesa de Sports Atléticos. Tem a sua sede em Linda-a-Velha, Concelho de Oeiras.

A Federação Portuguesa de Atletismo é uma entidade unidesportiva, pessoa colectiva de direito privado, de utilidade pública desportiva, prosseguindo fins não lucrativos. Rege-se pelos seus Estatutos, pelos Regulamentos complementares e pela legislação nacional e internacional aplicável.

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) é a entidade coordenadora da pratica desportiva do Atletismo em Portugal. É a entidade máxima da modalidade, a nível nacional, federando 22 Associações Regionais, promovendo e dirigindo a prática do atletismo, masculino e feminino, em articulação com os organismos do Estado responsáveis pela tutela do desporto nacional.

A Federação Portuguesa de Atletismo é membro da Associação Europeia de Atletismo, e segue as regras da Associação Internacional das Federações de Atletismo IAAF, de que é membro, é a entidade que realiza o controle de antidopagem em competições do calendário oficial, bem como fora das competições, dos quais tem que apresentar relatórios anuais à IAAF.

A 6 de Outubro de 1998 foi feita Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

Artigo relacionado:

Manuel Dias lidera e Lorene Bazolo destaca-se