Maria José Valério morreu aos 87 anos vítima de Covid-19

Maria José Valério, a cançonetista, que deu voz à "Marcha do Sporting", morreu hoje em Lisboa, aos 87 anos, vítima de covid-19

Maria José Valério morreu
Maria José Valério morreu aos 87 anos vítima de Covid-19 - ®DR

Maria José Valério, que deu voz à «Marcha do Sporting”, morreu hoje no Hospital Santa Maria, onde se encontrava internada.

A cançonetista estreou-se em 1950, com 17 anos, em Lisboa, no Cinema Tivoli numa festa de aniversário do Sporting, onde interpretou pela primeira vez a «Marcha do Sporting», de autoria de Manuel Paião e Eduardo Damas.

Sobrinha do maestro Federico Valério, veio a ingressar na ex Emissora Nacional, onde fez o curso de Preparação de Artistas da Rádio. Foi a intérprete de “Menina dos Telefones” (1961) e protagonizou “Olha o Polícia Sinaleiro” e “As Carvoeiras”. Para além da música e revista, Maria José Valério fez uma passagem pelo cinema, tendo interpertado um papel no filme “O Homem do Dia” com o ciclista Alves Barbosa.

Maria José Valério Dourado, nasceu a 03 de maio de 1933 na Amadora. Atualmente estava a viver na Casa do Artista, em Lisboa, que registou um surto de covid-19 que atingiu cinco pessoas. Maria José Valério foi uma das infetadas, tendo sido internada no Hospital de Santa Maria onde morreu, hoje, aos 87 anos.

 

O Sporting reagiu à morte com uma nota de condolência.

“O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Maria José Valério Dourado, que faleceu, nesta quarta-feira, aos 87 anos.

Voz inconfundível e imagem singular, Maria José Valério, como era artisticamente conhecida, interpretou várias canções e deu voz à Marcha do Sporting.

A artista, Sportinguista de coração, marcava presença em Alvalade sempre que podia e participava em várias das festas Leoninas espalhadas pelo País.

Aos familiares e amigos, o Sporting CP manifesta o seu mais profundo pesar, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de amor e dedicação ímpar de Maria José Valério ao Clube.”

 

aNOTÍCIA.pt