NRP Mondego inicia missão na Madeira

O NRP Mondego chegou hoje ao Porto Santo dando assim início a mais uma missão na Zona Marítima da Madeira.

NRP Mondego na Madeira
NRP Mondego inicia missão na Madeira - ®DR

O NRP Mondego atracou esta manhã no Porto Santo para dar início a mais uma missão na Zona Marítima da Madeira, com o objetivo de guarnecer o seu Dispositivo Naval Padrão até ao dia 11 de junho.

Comandado pelo primeiro-tenente Lopes Monteiro e a navegar com uma guarnição de 27 militares, o navio irá realizar ações de patrulha e vigilância e garantir a segurança dos espaços sob jurisdição do Comando de Zona Marítima da Madeira.

Terá, ainda, como função garantir a rendição dos vigilantes do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) e da Polícia Marítima nas ilhas Desertas e Selvagens.

O NRP Mondego substitui, assim, na Madeira, o NRP Douro que largou esta segunda-feira para a Base Naval de Lisboa.

O NRP Mondego irá permanecer no ​Porto Santo até ao dia 25 de março, quando iniciará o trânsito com destino ao porto do Funchal. ​

 

Sobre:

O NRP Mondego, (ex-GLENTEN – P550) esteve ao serviço da Marinha Real Dinamarquesa entre fevereiro de 1992 e outubro de 2010, tendo sido posteriormente vendido a Portugal em outubro de 2014 e rebatizado com o nome de NRP Mondego (P592). 
Após um período de reconfiguração e modernização com recurso à indústria nacional, nos estaleiros navais do Arsenal do Alfeite S.A., o NRP Mondego integrou o dispositivo naval do Sistema de Forças e encontra-se apto para desempenhar um vasto leque de missões e tarefas.
Este tipo de navios, de patrulha costeira (NPC), têm como missão principal a de busca e salvamento marítimo e fiscalização marítima, com incidência na faixa costeira continental e do arquipélago da Madeira. Para além destas missões, o navio presta apoio a diversas entidades onde se inclui a Autoridade Marítima Nacional (AMN), bem como está apto a prestar apoio à população civil em situações de catástrofe, em articulação com as autoridades de proteção civil. Pode ainda integrar estruturas internacionais, como a agência europeia FRONTEX de controlo da fronteira externa da União Europeia.​

aNOTÍCIA.pt