Altice contradiz acusações do autarca de Santiago do Cacém

A Altice manifesta "surpresa e perplexidade" perante as acusações feitas pelo autarca de Santiago do Cacém de falta de cobertura na rede de internet, no concelho.

Altice Santiago do Cacém
Altice contradiz acusações do autarca de Santiago do Cacém - ®DR

A Altice Portugal, nega as acusações do comunicado de imprensa da Autarquia de Santiago do Cacém, em relação à falta de cobertura de rede de internet e telemóvel em vários pontos do concelho.

A reação de “surpresa e perplexidade” da Altice surge na sequência da publicação, no passado dia 26 de março, do artigo “Alunos, trabalhadores e empresas com falta de cobertura na rede de internet, denuncia a Autarquia de Santiago do Cacém.”

No comunicado que a Altice fez chegar à redação do aNOTÍCIA.pt é salientado o investimento de “dezenas de milhões de euros” no concelho, considerando injustas as declarações acerca da falta de cobertura de rede de internet e telemóvel. De igual forma é referido que “a Altice Portugal tem mantido uma ligação permanente, não só com os Municípios Portugueses, mas também com as Freguesias e Uniões de freguesias e, muito nos espanta que apenas o Autarca de Santiago do Cacém não consiga esse contacto”.

Contactado o Presidente da Autarquia, Álvaro Beijinha, reiterou o teor do comunicado divulgado pela Autarquia. “Algum canal não foi o mais apropriado” uma vez que após o referido comunicado foi estabelecido o contato com a Altice, assim como o agendamento de uma reunião para serem tratados os pontos de maior premência.

Transcreve-se, na integra, a “posição oficial da Altice Portugal” remetida à nossa redação:

A Altice Portugal não pode deixar de mostrar a sua completa surpresa e perplexidade perante as tão injustas declarações proferidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.

Ao longo dos últimos três anos, sem qualquer obrigação, bem como sem qualquer contributo ou intervenção por parte deste Autarca, a Altice Portugal tem vindo a realizar investimentos de dezenas de Milhões de Euros neste concelho, com o objetivo de dotar este município de redes de excelência, capacitando a região para a transformação digital que se vive.

Aliás, a Altice Portugal tem mantido uma ligação permanente, não só com os Municípios Portugueses, mas também com as Freguesias e Uniões de freguesias e, muito nos espanta que apenas o Autarca de Santiago do Cacém não consiga esse contacto, sendo, que não descuramos a forma “estrondosa” como o transmitiu. Tal atitude não deixa de ter um qualquer objetivo subliminar com o qual não nos revemos. Mais informamos que, só em 2020, o gabinete do Presidente desta Autarquia recebeu duas comunicações via email onde constam diversos contactos da Altice Portugal para diferentes situações, pelo que bastaria utilizar um deles para que chegasse, de forma fácil e simples, ao contacto com a Empresa. Mais, em jeito de complemento, só na semana passada esta Empresa recebeu mais de cinco autarquias que nunca tiveram que utilizar o mediatismo ou demagogia para nos contactar.

Hoje, o Concelho de Santiago do Cacém apresenta uma elevada percentagem de população, entre 78,2 e 99,9% com áreas cobertas por rede móvel (2G, 3G e 4G), estando ainda previsto, no projeto de expansão, o fortalecimento de infraestruturas de nova geração. Esta informação foi enviada num email de resposta diretamente ao Presidente de Câmara de Santiago do Cacém no dia 12 de março, pelo que, uma vez mais, estranhamos a forma desleal como o tema foi tratado por este Autarca.

Ainda, nesta comunicação de 12 de março, informamos o Autarca, que a Altice Portugal, de forma autónoma, independente e sem qualquer obrigação (está em cima), anunciou o  reforço de cobertura da rede móvel com três novas estações base: duas estações na União das Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra e uma estação para reforço de cobertura na Freguesia de Santo André. Já no que diz respeito a cobertura em fibra ótica, também na mesma comunicação informámos este Autarca que está previsto, até ao final de 2021, mais investimento no Concelho, nomeadamente, a disponibilização de rede nas zonas de Costa de Santo André, Faros dos Pinheiros, Aldeia de Brescos, Escatelares, Deixa-o-Resto e Faros de Zambujeira. 

As declarações e o procedimento tão desaquado deste autarca demonstram total desprezo pelo muito que esta Empresa tem feito por este Concelho e as suas pessoas e vêm em contra ciclo aos agradecimentos que os Autarcas e o País nos têm feito chegar pela dedicação e empenho ao longo dos últimos quatro  anos. Procurámos estar ao lado das pessoas e das regiões, até as mais desertificadas, na resolução dos seus problemas e no alcance de boas condições de comunicação, à altura dos desafios que o futuro nos reserva. O que fizemos até agora em Santiago do Cacém foi um investimento responsável que aporta  valor sem antecedentes, bem como a criação de oportunidades únicas a fixação de novos projetos, captação de investimentos privados e geração de postos de trabalho.

Hoje são já mais de 5,6 milhões os lares e empresas cobertos com a maior rede de fibra ótica do País, a da Altice Portugal, num investimento sem precedentes que visa colocar Portugal na vanguarda tecnológica, de forma transversal e sem discriminação de regiões ou populações. Um investimento totalmente autónomo, voluntário e privado levado a cabo pela Altice Portugal e sem qualquer apoio e intervenção do Município. Decisão única e exclusiva dos acionistas da Empresa e não por pedidos de Autarcas ou outros.

No momento particularmente delicado e de emergência que todos vivemos atualmente, a Altice Portugal, tem canalizado o seu capital e apoio para o combate à pandemia e à pobreza que se veio a acentuar neste contexto. No entanto, a Altice Portugal não abdica de continuar a apostar na melhor rede ao serviço dos Portugueses através do seu projeto de cobertura e modernização de fibra ótica, enquanto notório compromisso da Empresa para com o País e o seu contributo para o desenvolvimento económico e social. Apesar desta atitude tão injusta e desadequada deste Autarca, só possível de contextualizar no ano eleitoral que vivemos, a Altice Portugal não a registará, nem dela retirará qualquer ilação no que concerne à sua relação com o território,  uma vez que se recusa a confundir a árvore com a floresta. Cada um que se responsabilize pelos seus atos e que se retire as suas ilações sobre a forma e o modo como atua este representante.”