Toyota revela primeiras imagens e especificações do novo GR 86

Toyota revela imagens e especificações do novo GR 86, o terceiro modelo da gama de puros desportivos GR, juntando-se aos aclamados GR Supra e GR Yaris

Toyota novo GR 86
Toyota revela primeiras imagens e especificações do novo GR 86 - ®DR

O novo e muito antecipado GR 86 fez a sua estreia global online a 5 de abril, através de um evento digital conjunto entre a TOYOTA GAZOO Racing e a Subaru Corporation. O mais recente desportivo da Toyota é o terceiro modelo Gazoo Racing (GR) global, depois dos aclamados GR Supra e GR Yaris, e complementa a gama de puros desportivos GR.
 
O novo Toyota GR 86 herda as principais características de uma “condução divertida” do GT86, lançado em 2012 e que vendeu mais de 200.000 unidades em todo o mundo. Espera-se que seja o coupé de quatro lugares mais leve do segmento, graças a várias medidas de redução de peso, como o uso de teto e painéis de carroçaria de alumínio.
 
O Novo GR 86 conta com um novo e leve motor de quatro cilindros horizontalmente opostos (“boxer”) que passa a ter uma cilindrada de 2,4 litros, com melhorias no desempenho em relação ao seu antecessor.

As dimensões do novo GR 86 são quase idênticas às do GT86, permitindo que o novo modelo mantenha um centro de gravidade baixo para maior agilidade. A rigidez torcional também foi aumentada em cerca de 50%, em comparação com o GT86, para oferecer uma dinâmica ainda mais apurada e precisa.
 
Os componentes aerodinâmicos funcionais, como as entradas de ar frontais e a forma dos painéis laterais, entre outros, foram desenvolvidos com base na experiência da TOYOTA GAZOO Racing na competição automóvel, ajudando o GR 86 a atingir o esperado melhor desempenho e estabilidade do seu segmento.
 
Está confirmado o lançamento do novo GR 86 na Europa. Mais detalhes serão revelados durante 2021.

Especificação preliminar (1)

Comprimento (mm) 4265
Largura (mm) 1775
Altura sem antena (mm) 1280 (com antena 1.310)
Distância Entre-eixos (mm) 2575
Peso (Curb weight em kg) 1270
Motor 4 cilindros horizontalmente opostos D-4S (“Boxer”) e dupla árvore de cames à cabeça com injeção direta e indireta
Cilindrada (cm3) 2387
Tipo Motor frontal, tração traseira
Suspensão Frente MacPherson
Traseira Duplo Wishbone
Travões Frente Discos ventilados
Traseira Discos ventilados
Pneus (Frente/Traseira) 215/40 R18

(1) Especificação Europeia sujeita a Homologação final que será confirmada no lançamento do GR 86.

aNOTÍCIA.pt