Braga, Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2021, inicia atividades

Braga realiza no próximo dia 19 de abril a Cerimónia de Abertura Oficial da VI Capital da Cultura do Eixo Atlântico com o concerto ´Canto D`Aqui convida Oscar Ibáñez & Trio´

Braga Capital da Cultura do Eixo Atlântico
Braga, Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2021, inicia atividades - ®DR

Este ano, Braga ostenta o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico (CCEA). Originalmente prevista para 2020, a crise pandémica provocada pela Covid-19, e consequente necessidade de confinamento e cancelamento das atividades, obrigou ao adiamento do seu plano de ação para 2021.

No dia 19 de Abril, às 19h00, no Altice Forum Braga, realiza-se a Cerimónia de Abertura Oficial da VI Capital da Cultura do Eixo Atlântico com o concerto ´Canto D`Aqui convida Oscar Ibáñez & Trio´.

O evento de abertura, limitado a convidados devido à obrigação do cumprimento das regras de lotação das salas de espetáculos definidas pela Direcção-Geral de Saúde, poderá ser acompanhado pelo público através da transmissão em direto nas páginas de Facebook do Município de Braga, do Eixo Atlântico e da Braga 2021 Capital da Cultura do Eixo Atlântico.

O acolhimento da Capital da Cultura do Eixo Atlântico é estratégico para o envolvimento da comunidade numa crescente dinâmica de criação e fruição cultural da Cidade e da região por parte dos cidadãos.

Além da adaptação de alguns eventos realizados anualmente à participação de projectos culturais do território do Eixo Atlântico, está previsto um conjunto de iniciativas inéditas como o Festival ´ZZ Jazz no Eixo´, o Noroeste – Festival de Música Contemporânea de Raiz, o FIO – Festival Informal de Ópera ou o Fenda – Festival de Cultura Urbana.

A programação completa pode ser consultada em: https://www.cm-braga.pt/archive/doc/Programa_CCEA_2021.pdf.

Está também a informação disponível no website da CCEA: http://cceabraga.com/.

Recorde-se que o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular constitui uma Associação transfronteiriça de Municípios, de direito privado, sem fins lucrativos que configuram o sistema urbano da euro-região Galiza-Norte de Portugal. Esta associação baseou-se no Convénio-Marco sobre cooperação transfronteiriça entre comunidades ou autoridades territoriais de 1990. Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, preside, neste momento, ao Eixo Atlântico.

 

aNOTÍCIA.pt