Roquette & Cazes 2018 – uma história também contada pelos números

Nem só de poesia se faz o vinho – há valores que são fundamentais para contar a sua história. Para já, decoremos apenas o 2018, o ano da nova colheita do Roquette & Cazes, um vinho clássico do Douro que acaba de chegar ao mercado.

Roquette & Cazes
Roquette & Cazes 2018 – uma história também contada pelos números - ®DR

Vamos, então, a contas: três castas, duas famílias e um terroir. Esta é a fórmula que está na origem dos vinhos Roquette & Cazes, um projeto que resulta da soma perfeita entre a visão e experiência das famílias Cazes, do Château Lynch-Bages, em Bordéus, e Roquette, da Quinta do Crasto, no Douro. Em conjunto, produzem, desde 2002, vinhos que são verdadeiros casos de sucesso todo o mundo, como é exemplo o homónimo Roquette & Cazes.

Desde a primeira edição, em 2006 – exatamente há 15 anos, outro número a memorizar -, que este vinho se tem afirmado como uma das principais referências entre os DOC Douro. Feito a quatro mãos, pela dupla de enólogos Manuel Lobo (Quinta do Crasto) e Daniel Llose (Château Lynch-Bages), combina o melhor de dois pensamentos, sem preconceitos ou barreiras.

O Roquette & Cazes 2018 é o mais recente exemplar desta filosofia. O ano foi particularmente desafiante para a viticultura da região do Douro, com chuvas abundantes de fevereiro a junho e períodos de elevadas temperaturas e seca em agosto. Felizmente, as reservas de água da primavera permitiram às videiras trabalharem em pleno, alcançando níveis excecionais de maturação da uva, dando origem a uma colheita excelente em termos de qualidade.

Este vinho, elaborado a partir de três das mais famosas castas do Douro, a Touriga Nacional, a Touriga Franca e a Tinta Roriz, é marcado pela excelente concentração, estrutura, frescura e definição aromática.  Após a vinificação, estagiou durante 18 meses em barricas de carvalho francês para relevar todo o seu potencial. Um trabalho rigoroso que resulta num vinho de cor rubi carregada e com uma agradável projeção de aromas, onde se destacam os frutos vermelhos bem integrados com suaves notas de especiaria. Um vinho de grande elegância, mas com caráter forte, que cativa ao primeiro contacto.

Por fim, o último número a reter é mesmo o da temperatura ideal de serviço, recomendada a 16-18º. O Roquette & Cazes 2018 já está disponível nas principais garrafeiras do país, com PVP recomendando de 20,00€. Para mais informações, consultar https://www.roquettecazes.com/

aNOTÍCIA.pt