Gastronomia, Natureza e Património : Lourinhã convida à descoberta do melhor do seu território na quinzena gastronómica do polvo

Na 12ª edição da Quinzena Gastronómica do Polvo, a Lourinhã convida à descoberta do melhor do seu território

melhor da Lourinhã e quinzena gastronómica do polvo
Gastronomia, Natureza e Património : Lourinhã convida à descoberta do melhor do seu território na quinzena gastronómica do polvo - ®DR

 A Lourinhã leva a efeito a 12ª edição da Quinzena Gastronómica do Polvo, de 20 a 30 de maio e convida à descoberta do que de melhor há no seu território. A Quinzena Gastronómica do Polvo é  promovida pelo Município da Lourinhã e visa preservar, valorizar e promover o acervo gastronómico tradicional deste concelho da região Oeste, bem como incentivar à inovação e ao desenvolvimento da economia local. 

A edição de 2021 da Quinzena do Polvo conta com a adesão de 21 restaurantes da região que deixam o convite à degustação de pratos, dos mais tradicionais aos mais inovadores, onde o polvo do concelho é rei: Creme aveludado de polvo; Espetadinha de polvo e camarão com molho Teriyaki; Pataniscas de polvo com arroz de feijão; Polvo confitado com esmagada de batata e abóbora, perfumado com Aguardente DOC Lourinhã e Polvo em sous vide com linguini nero e couli de pimentos, são só algumas das mais de 50 iguarias criadas propositadamente para o evento.

A iniciativa está a ser divulgada nas redes sociais do Município da Lourinhã, nomeadamente na página de Instagram @visitlourinha.ig onde serão promovidas lives de alguns dos restaurantes aderentes. No primeiro dia do evento será publicado nas redes sociais do município um vídeo de apresentação oficial e lançamento da Quinzena por parte do vereador responsável pelo pelouro do Turismo, João Serra e, no dia 22 de maio, às 12h30, haverá uma live do Chef Chakall através da página de Instagram @chefchakall.

Além da Quinzena Gastronómica do Polvo, o Município deixa o convite à visita e descoberta da região da Lourinhã e dos seus pontos de interesse como a Mostra Urbana de Dinossauros – um percurso com modelos de dinossauros à escala real no interior da vila, o Dino Parque – o maior museu ao ar livre de Portugal, o Museu da Lourinhã e o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. No Moledo, poderá reviver os amores de Pedro e Inês, percorrendo a Mostra de Arte Pública, bem como descobrir as azenhas do Vale Cornaga e os moinhos de vento da Pinhôa.

Com uma linha de costa de 12 km, a Lourinhã oferece ainda uma vasta diversidade de praias, como Areia Branca, Areia Branca-Foz, Areal, Peralta, Porto Dinheiro e Valmitão. Em breve, poderá ser visitado um espaço museológico dedicado às tradições piscatórias: o espaço museológico Olhar o Mar, na vila de Ribamar. Este espaço propõe-se a preservar a história da pesca e dos pescadores da região e as técnicas e utensílios de navegação, orientação e comunicação no mar. Além disso, poderão também ser observados vários objetos tradicionais de pesca, nomeadamente do polvo.

aNOTÍCIA.pt