Sporting recebido e homenageado na Câmara de Lisboa

O Sporting Clube de Portugal, campeão nacional, foi esta quinta-feira recebido, na Câmara Municipal de Lisboa, por Fernando Medina e cerca de 300 convidados.

Sporting recebido na Câmara de Lisboa
Sporting recebido e homenageado na Câmara de Lisboa - ©Marcelino Almeida

O Sporting, plantel, equipa técnica e direção, foi recebido esta tarde por Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, numa cerimónia sem a presença de adeptos, mas com cerca de três centenas de convidados.

O evento decorreu nos Paços do Concelho, onde foi montado um palco especial para a cerimónia e com lugares marcados para os convidados, de acordo com as normas de segurança emanadas pela DGS.

A comitiva leonina, que chegou aos Paços do Concelho pouco depois das 16 horas, começou por exibir o troféu da Liga NOS no varandim do edifício dos Paços do Concelho, perante os convidados, seguindo-se os discursos de Fernando Medina e Frederico Varandas.

Enaltecendo a conquista do título de Campeão Nacional, pelo Sporting, Fernando Medina fez questão de endereçar palavras especiais a Rúben Amorim, Frederico Varandas e até a Sebastián Coates, recordando que o Sporting também foi campeão da Europa de futsal e hóquei em patins e destacando o facto de Lisboa ser este ano a capital europeia do desporto.

“Parabéns a todos por esta grande vitória. O Sporting é com inteira justiça o campeão nacional de futebol. O sucesso não é fruto do acaso. Esta é uma vitória do trabalho, da competência e do mérito. O Sporting está a viver um grande momento e é justo isso ser devidamente assinalado” salientou o presidente da edilidade, acrescentando “Além do título que hoje celebramos, sagrou-se campeão europeu de futsal e em hóquei em patins. Sei bem do orgulho que o Sporting e os sportinguistas têm do ecletismo do seu clube. Lisboa é capital europeia do Desporto e o Sporting está a dar notável contributo para o nosso sucesso”.

Dirigindo-se a Rúben Amorim, Fernando Medina, deixou palavras elogiosas, não se esquecendo de referir que o treinador sportinguista é um “Alfacinha de gema, cuja carreira de jogador e treinador é um verdadeiro hino aos clubes de Lisboa, com um curto desvio pelo Minho. Parabéns pelo título, mas também pela capacidade de trazer uma lufada de ar fresco ao futebol português.”

Relativamente ao plantel, o Presidente da Camara de Lisboa sublinhou o facto de esta ser uma equipa composta por muitos jovens “muitos deles saídos da formação do clube, que prometem um grande futuro para o futebol nacional e confirmam que a aposta na formação é, com acerto, um elemento estrutural do ADN do clube. Palavra especial a Sebastián Coates, que foi ao longo de toda esta temporada a imagem da vontade, determinação e garra desta equipa de leões.”

Por fim, dirigindo-se à Direção, na pessoa do presidente Frederico Varandas, Fernando Medina, reconheceu que “Começa a ser já um habitué destas celebrações. É um ano gravado a ouro na já longa vida do Sporting Clube de Portugal e esse crédito ninguém o pode negar.”

A finalizar, Fernando Medina, parabenizou todos os adeptos sportinguistas, pelo amor e dedicação, que mostram ao seu clube, passando esse amor de geração em geração. “Para ilustrar a mística e dimensão do Sporting é ver os milhares e milhares de crianças e jovens que de sorriso aberto celebram hoje o que nunca tinham visto: o Sporting campeão», concluiu.

Nesta cerimónia em que o Sporting foi recebido na Câmara de Lisboa, seguiu-se o discurso de Frederico Varandas que aproveitou o momento para deixar alguns reparos a Benfica e FC Porto, mas também uma mensagem de união para o universo leonino e elogios ao plantel e equipa técnica liderada por Ruben Amorim.  

As primeiras palavras do presidente do Sporting, foram para os rivais “Foram duros dentro de campo, adversários difíceis, acreditaram até ao fim, e graças a eles obrigaram-nos a superar em cada jornada, a bater recordes. Sem eles não teríamos chegado até aqui. Para eles, um obrigado. Dizer, também, que seria uma injustiça confundir duas grandes instituições com as pessoas que as representam. Cada rival tem a sua estratégia de comunicação porque assim é legítimo. Mas uns não venceram porque foi o único clube do mundo a sofrer Covid-19, outro porque tiveram apenas 16 penáltis. Mas eles sabem, todos sabem, que o Sporting venceu por ter sido mais competente», começou por dizer.

Relativamente às muitas críticas que se ouviram acerca dos festejos no Marquêz de Pombal, Frederico Varandas reconheceu ter havido alguns excessos “É verdade que houve excessos impossíveis de controlar tal a dimensão do clube e do sentimento” referiu, acrescentando “hoje é um dos dias em que avós e pais podem chegar a casa e dizer que os de bem também têm força, coragem, resiliência e, sobretudo, também ganham. Que é possível vencer sem abdicar da honra, da decência, da integridade, da transparência e da nobreza do desportivismo” concluiu o presidente do Sporting Clube de Portugal.

aNOTÍCIA.pt