Prémios Literários da Estoril Sol estão de volta, apesar da crise pandémica

Apesar da crise pandémica que nos continua a preocupar, a Estoril Sol volta a lançar os seus Prémios Literários: a 14ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís e a 24ª edição do Prémio Literário Fernando Namora.

Prémios Literários da Estoril Sol
Prémios Literários da Estoril Sol estão de volta, apesar da crise pandémica - ®DR

A Estoril Sol volta a apresentar uma das mais prestigiadas iniciativas que integram o calendário de eventos com relevância cultural, os seus Prémios Literários, em homenagem aos dois grandes escritores nacionais.

A receção das obras originais e romances concorrentes foi alterado, devido aos condicionalismos impostos pela pandemia. De acordo com os regulamentos da 24ª edição do Prémio Literário Fernando Namora e da 14ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, as candidaturas poderão ser entregues até ao próximo dia 31 de Julho. O júri, comum aos dois Prémios, será presidido por Guilherme D‘Oliveira Martins.

O Prémio Literário Fernando Namora, de periodicidade anual, é reservado a romances publicados, e tem o valor de 15 mil euros. Recorde-se que foi Francisco José Viegas, com o seu romance “A Luz de Pequim”, o vencedor, por unanimidade do júri, em 2020.

O Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, é atribuído, regularmente, desde 2008, pela Estoril Sol, tendo como objetivo assumido estimular o aparecimento de novos valores.

Recorde-se que a Estoril Sol eliminou, a partir de 2016, a norma que impunha o limite dos 35 anos de idade para os candidatos, o que alargou o âmbito do concurso. Mantém-se, no entanto, a obrigatoriedade de o romance concorrente ser inédito, e de autor português, “sem qualquer obra publicada no género”.

 O romance vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, em 2020, foi “Escavadoras”, de Marta Pais Oliveira. O Prémio tem o valor de 10 mil euros e, nos termos do Regulamento, a obra será publicada pela Editora Gradiva, conforme o protocolo existente com a Estoril Sol.

Artigo relacionado:

Prémios Literários da Estoril Sol entregues a Carlos do Carmo, Julieta Monginho e a Cristina Cosme