makro celebra Dia da Gastronomia Sustentável e lança Catálogo Restaurante Sustentável

makro assinala o Dia da Gastronomia Sustentável e promove um consumo responsável e sustentável com o Catálogo Restaurante Sustentável

makro no Dia da Gastronomia Sustentável
makro celebra Dia da Gastronomia Sustentável e lança Catálogo Restaurante Sustentável - ®DR

A makro Portugal assinala o Dia da Gastronomia Sustentável, celebrado globalmente a 18 de junho, com o lançamento do Catálogo Restaurante Sustentável. A makro Portugal reforça assim a importância da sustentabilidade e da adoção de comportamentos socialmente responsáveis, de forma a garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta, ao mesmo tempo que são introduzidas soluções ecológicas de desenvolvimento sustentável, sobretudo no que diz respeito à gastronomia.

Preservar recursos e contribuir para sistemas alimentares regenerativos é cada vez mais importante, sendo um dos pilares que a makro valoriza. Este catálogo compila todo o trabalho praticado pela makro, nesta área, desde produtos orgânicos, proteínas alternativas, diminuição de embalagens de plástico, produtos biodegradáveis e compostáveis, pescado sustentável e redução do desperdício, colocando à disposição dos seus clientes, sobretudo os do setor Horeca uma oferta que permite que eles próprios possam também optar por soluções sustentáveis nos seus negócios

São várias as campanhas e iniciativas às quais a makro Portugal se associa, de forma a promover um consumo responsável e sustentável. A grossista foi uma das primeiras a disponibilizar no seu sortido produtos sustentáveis, amigos do ambiente, colocando à disposição dos seus clientes, sobretudo os do setor Horeca uma oferta que permite que eles próprios possam também optar por soluções sustentáveis nos seus negócios. A gama Eco Friendly é exemplo disso mesmo.

A escolha de trabalhar com produtores que têm uma visão semelhante tem sido uma aposta da grossista. Esta realidade é transversal a todas as categorias disponibilizadas pela empresa nas suas lojas, como é o caso do peixe fresco ou da sua gama de carnes nacionais.

Por outro lado, a grossista lançou também muito recentemente a campanha “Mais Rentabilidade”, desenvolvida em parceria com o Chef Paulo Pinto e o gastroconsultor José Lino, com o objetivo de ajudar os negócios do setor Horeca a economizar e evitar o desperdício, tendo sido acompanhada pelo lançamento de um catálogo exclusivo makro – “Mais Rentabilidade para o seu negócio”, onde são destacadas algumas dicas de utilização, confeção e rentabilização das proteínas. Ainda sobre a questão da rentabilidade, a makro desenvolve formações e webinars, em parceria com a AHRESP, sobre o tema, especialmente dedicadas ao setor da hotelaria e restauração.

“A nossa oferta sustentável, as nossas campanhas de apoio ao setor e tudo o que pensamos para apoiar a revitalização do canal Horeca, tem sempre o cunho da sustentabilidade agregado. A redução do desperdício alimentar é um passo fundamental para a sustentabilidade do negócio dos nossos clientes. É para nós um desafio e um objetivo podermos trabalhar para esta meta em conjunto, apoiando-os com dicas e conselhos. Viver a paixão pela gastronomia portuguesa, levando ao mundo a sua diversidade é também promover uma gastronomia sustentável e que tem inerente todas estas questões”, adianta Filipa Herédia, Communication & Engagement Manager makro Portugal.

A Makro Portugal é também uma das promotoras do Movimento “A vida não é para levar. É para comer aqui” que pretende apelar à sociedade para a importância da recuperação e sustentabilidade da gastronomia e como tal do setor da restauração.

Por outro lado, são várias as iniciativas de responsabilidade social às quais a makro Portugal se associa. Destaca-se o apoio ao Exército Português com a oferta de produtos de necessidade básica, bem como equipamentos, como máquinas de café ou micro-ondas: a doação de produtos para a Refood (entidade da qual a empresa já é parceira há algum tempo), tendo desafiado os seus colaboradores a confecionar refeições e a distribui-las pelos sem abrigo.

Resumidamente, a makro assume como responsabilidade o apoio aos negócios de hotelaria e restauração, nomedamente a Chefs, sempre no sentido de lhes facultar todos os meios possíveis para conseguirem apresentar nos seus espaços e aos seus próprios clientes, todas as condições e opções que também os posicionem como negócios sustentáveis e ímpares no setor onde se movimentam.

aNOTÍCIA.pt