Euro 2020: Portugal perdeu por 4-2 frente à Alemanha

Portugal perdeu por 4-2, em Munique frente a uma Alemanha que demonstrou ser superior. Os golos de Portugal foram apontados por Cristiano Ronaldo e Diogo Jota

Portugal perdeu com a Alemanha
Euro 2020: Portugal perdeu por 4-2 frente à Alemanha - ®DR/UEFA/Alex Grimm

Portugal perdeu o segundo jogo do grupo F do Campeonato da Europa, por 4-2 num encontro em que a Alemanha pressionou desde o início. Portugal não deitou a toalha ao chão até ao final do jogo, tendo mostrando força e unidade, mas sem conseguir evitar a derrota.

A Alemanha entrou em campo a mandar no jogo e logo aos cinco minutos Gosens, depois de um cruzamento a partir da direita, finaliza com sucesso. Mas o golo foi anulado por posição irregular de Gnabry.

Sem largar a bola, a Alemanha volta ao ataque e quatro minutos depois, Havertz, rematou de fora da área em direção à baliza portuguesa. Rui Patrício foi ao chão para defender o remate e ainda evitou a recarga de Gnabry.

Portugal tentava reagir, e aos 15 minutos, num rápido contra-ataque após um canto alemão, Bernardo Silva faz um passe a 20 metros que Jota corta no peito, assistindo Cristiano Ronaldo para um golo fácil, mas precioso. Estava feito o primeiro golo da partida e Portugal vencia em Munique.

Apesar do golo, os alemães continuavam a insistir e voltavam a ameaçar a baliza de Rui Patrício. E aos 34′, repetiu-se a jogada que já tinha dado um golo à Alemanha. Kimmich descobriu Gosens do lado esquerdo, onde surgiu Havertz. A bola ainda sofre um ressalto em Rúben Dias, que numa jogada infeliz faz auto-golo.

Cinco minutos depois, de novo um autogolo. Desta vez de Raphael Guerreiro. Jogada semelhante ao golo do empate. Gosens desmarca-se pela esquerda, a bola sofre um desvio e Havertz atrapalha o raio de ação de Patrício.

O golo ainda foi analisado por possível fora de jogo de Gosens, mas no final é o golo é validado.

Ao intervalo a Alemanha tinha dado a volta ao marcador, com dois autogolos de Rúben Dias e de Raphael Guerreiro.

De regresso ao relvado, a primeira alteração na equipa portuguesa. Entrou Renato Sanches para o lugar de Bernardo Silva.

Mas mais uma vez, os alemães se superiorizaram e Gosens só teve de olhar para Havertz que só teve de encostar para fazer o terceiro golo da formação alemã.

Aos 54’, oportunidade falhada por Cristiano Ronaldo na marcação de um livre direto que passou a rasar a barra de Neuer.

Fernando Santos, mexeu de nova na equipa e fez sair William para a entrada de Rafa. Não ajudou. Desta vez a Alemanha explorou o lado direito e Kimmich cruza novamente para o lado esquerdo onde Gosens surgiu a cabecear sozinho para o 4-1.

Livre de Moutinho, que tinha entrado para o lugar de Bruno Fernandes, para um desvio de Ronaldo ao segundo poste e Diogo Jota encosta para a baliza, fazendo o segundo golo para Portugal.

O golo ainda foi ao VAR por eventual fora de jogo de Diogo Jota, mas a jogada foi legal e golo validado.

Aos 78′, Renato Sanches esteve muito perto do 4-3, ao acertar no poste esquerdo com um remate de pé direito de fora da área.

Portugal perdeu com a Alemanha, mas sem ter deitado a toalha ao chão até final do jogo. O grupo F decide-se na próxima quarta-feira, no jogo em que Portugal irá defrontar a França.

aNOTÍCIA.pt