Chegaram os novos brancos da Herdade do Freixo!

Acabaram de chegar ao mercado as novas colheitas dos monocastas Freixo Alvarinho e Freixo Sauvignon Blanc, ambas de 2020 e da Herdade do Freixo

Herdade do Freixo
Chegaram os novos brancos da Herdade do Freixo! - ®DR

Com a chegada dos dias grandes e quentes, renovam-se energias e a vontade de celebrar a vida. Perfeitos para brindar, já chegaram ao mercado os primeiros brancos da Herdade do Freixo, da colheita da 2020: Freixo Alvarinho e Freixo Sauvignon Blanc. Vinhos que refletem o brilho da natureza em cada copo.

É na Herdade do Freixo, situada no Redondo, Alentejo, em solo de xisto e granito, que nascem estes vinhos brancos, verdadeiras expressões da natureza e do terroir, das vinhas plantadas junto ao sopé da Serra D’Ossa. As castas brancas têm vindo a receber cada vez mais atenção e há uma clara aposta em vinhos de grande qualidade, com potencial de guarda. Arinto, Alvarinho, Sauvignon Blanc e Chardonnay são a base dos vinhos da Herdade do Freixo, e a grande surpresa chega em 2022, o Freixo monocasta Riesling, que até lá fica a estagiar em adega.

Os novos brancos prometem ser companheiros de excelência à mesa, acompanhando muito bem peixe e mariscos, saladas e pratos vegetarianos, cozinha oriental, carnes brancas, assados e queijos. São vinhos ricos e envolventes, que primam pela frescura, mineralidade, estrutura, concentração e elegância, perfeitos para beber já ou guardar.

Freixo Alvarinho 2020 revela um aroma marcado pela mineralidade. Tem suaves notas herbáceas e de especiarias, aliadas a fruta madura com um toque de cedro, folha de tabaco e de fruta cristalizada. Na boca é um vinho meloso, com notas tropicais, deixando um final seco. Brilha pela amplitude, elegância e persistência.

Freixo Sauvignon Blanc 2020 tem uma paleta de aromas irresistível: flor de jasmim, lima, maçã verde e erva fresca. Na boca é refrescante e vibrante, terminando persistente e elegante. Vai adorar bebê-lo num fim de tarde, entre uma agradável conversa, iguarias e alegres brindes.

Para a Herdade do Freixo é, cada vez mais, imperativo que os vinhos ganhem com o estágio em garrafa. Um bom exemplo disso mesmo é o Freixo branco Reserva 2018, elaborado com as castas Arinto, Alvarinho e Sauvignon Blanc, um vinho que foi lançado há dois anos e que está, agora, fabuloso. Carolina Tomé, diretora comercial e de marketing, destaca que o pretendido é “apresentar vinhos brancos complexos, elegantes e que evoluem muitos anos em garrafa”. Aliás, recentemente, Roger Voss, crítico de vinhos da revista Wine Enthusiast, provou o Freixo branco Reserva 2018 e destacou: “Com um período de envelhecimento em madeira, este branco apresenta grande riqueza, combinando especiarias com um sabor fresco a ananás. Apresenta uma excelente combinação de tostado e fruta jovem. Beber a partir de 2022”.

Herdade do Freixo tem vindo a arrecadar inúmeros prémios nacionais e internacionais, estando já presente em vários países do mundo. Para além do reconhecimento da qualidade dos vinhos, a imponência da adega onde são vinificados e estagiados, não deixa ninguém indiferente, já que tem uma arquitetura notável e ocupa três pisos abaixo das vinhas, tendo já sido distinguida com os prémios “Paixão Pelo Vinho Arquitetura”, “Melhor Enoturismo” do Alentejo (Portugal) e “Building of the Year” pelo site Arch Daily (Nova Iorque).

É uma visita obrigatória e, por isso mesmo, pode contar com a equipa da Herdade do Freixo para lhe proporcionar um dia inesquecível, entre visita à adega com prova de vinhos, passeio pelas vinhas e atividades de grupo, como um piquenique no Oásis das Azinheiras com vinhos e deliciosas iguarias regionais, desfrutando da planície alentejana, com a garantia de muitos sorrisos e fotografias, num cenário, simplesmente… divinal. Para poder programar a visita, todas as informações estão disponíveis, aqui: www.herdadedofreixo.com/enoturismo

aNOTÍCIA.pt