O melhor verão que pode ter, na Serra da Estrela

Das cascatas às lagoas glaciarias ou aos bosques com os seus trilhos, são alguns dos motivos que o irão fazer querer conhecer a Serra da Estrela no verão.

verão na Serra da Estrela
O melhor verão que pode ter, na Serra da Estrela - ©Nuno Adriano

O verão acaba de raiar atrás das encostas da Serra da Estrela. Destino de eleição no inverno este é, todavia, cada vez mais ‘combatido’ pelo verão, época que a Estrela mostra as suas reais capacidades de atração acrescida de uma ternura infinita que nos apaixona. É um reino granítico por domar, uma deusa mítica vestida de mil tons que tem um encontro marcado com o seu amor de verão.

As lagoas glaciárias da Estrela

Caminhar na sua descoberta é como uma peregrinação obrigatória, uma ode à natureza-mãe que as construiu e as preserva. Entaladas entre encostas de granito e moldadas pelas massas glaciárias, as lagoas naturais são rainhas do imaginário da Serra da Estrela. Ciosas pela montanha, como se um pote de ouro se trate, é, para nós, humanos, um digno privilégio fundirmo-nos com a transparência destas águas de montanha, onde a pureza e o colorido das suas margens no período estival se revelam em todo o seu esplendor.

Os vales glaciários da Serra da Estrela

Nunca diga que nada o impressiona. Impetuosidade é o que distingue os vales glaciários da Serra da Estrela. A par, os motivos para os conhecer são intermináveis. Imponentes, únicos, são a ultimação dos testemunhos da última glaciação, o destino ideal para quem pretenda caminhar num contacto privado e direto com a natureza. Em contraste com as suas relíquias geológicas, são também o melhor exemplo da simbiose entre a natureza e o Homem. Este com a sua arte e engenho aprimorado pelos tempos, criou a tecnologia dos socalcos, onde a agricultura de subsistência e a arte pastoril ainda se deslumbram, paulatinamente, ao ritmo do dia. E nós podemos ver tudo isso, em direto, sem lentes e in loco

As cascatas que esperam por si

O calor de verão é a pique, mas algo que nesta montanha tem uma solução extremamente fácil. Encravadas entre vales profundos e escarpados, o som da água ecoa nas encostas. São autênticos tesouros escondidos que, só percorrendo a pé, podemos contemplar a sua real plenitude. Esta é uma montanha mágica cheia de pormenores e são estes mesmos que alteram toda a realidade. A água fonte da vida é também a fonte que alimenta a nossa vontade de as descobrir, de podermos banhar-nos nesta águas puras, cristalinas e frias e fazem-nos equacionar se não será este elixir da juventude!

Os bosques da Estrela renascem

O calor ronda nas suas orlas, mas é impenetrável. A frescura não tem limites no interior dos frondosos bosques da Estrela. Com o verão, estes seres gigantes ganham nova vida e uma importância mais que redobrada. Nos trilhos que se entrelaçam e abraçam estes bosques, ostenta-se toda a vida que reúnem, as fragâncias que testam o nosso olfacto, os sons que imanam de todos os seres albergam, as cores do qual são férteis e que constituem um mosaico inesquecível. É, no meu ver, a montanha na sua profunda essência.

São estas virtudes que fazem da Serra da Estrela um local prioritário para a sua vinda, são todas elas que alimentam o nosso sonho de viver o melhor verão de sempre. E nós estamos aqui para facultar-lhes esses momentos.

Nota importante: Em alguns dos locais mencionadas aconselha-se a visita com acompanhamento de guia.

Artigos relacionados (33):

Interior do país – Chegou o Tempo

chegou o tempo