Arronches inicia projeto de Cultura em Rede com Baile dos Candeeiros e Menú Del Dia

Arronches deu ontem início ao projeto de cultura em Rede que fará do Alto Alentejo um grande palco de música, teatro e dança nos dois próximos anos

Cultura em Rede em Arronches
Arronches inicia projeto de Cultura em Rede com Baile dos Candeeiros e Menú Del Dia - ®DR

Com o objetivo de fazer do Alto Alentejo “um grande palco de música, teatro e dança nos dois próximos anos”, o projeto Cultura em Rede, arrancou ontem (23) em Arronches com O Baile dos Candeeiros, sendo hoje a vez dos malabaristas cómicos italianos Menú Del Dia.

Organizado pelos 15 municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), o projeto Cultura em Rede, conta com um programa ambicioso, que pretende complementar a oferta artística e cultural da região, com espetáculos de artistas portugueses e estrangeiros.

O “Cultura em Rede” arrancou ontem, em Arronches, com o Baile dos Candeeiros, continuando hoje (24), a partir das 21,30 h, com os malabaristas cómicos italianos Menú del Dia, que levarão cor e diversão ao Jardim do Fosso.

Este programa, cofinanciado pelo Alentejo 2020, pelo FEDER e pelo Portugal 2020 pretende contribuir para que toda a região do Alto Alentejo, se torne mais atrativo ao turismo interno e externo bem como alavancar todas as atividades económicas que decorrem da dinamização cultural e artística num contexto de crise e ainda em pandemia.

Todas estas atividades foram planeadas de acordo com as normas impostas pela DGS e contam com o responsável comportamento de todo o público no cumprimento das regras vigentes.

Compõem a CIMAA os concelhos de Alter Do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo De Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

Arronches inicia projeto de Cultura em Rede com Baile dos Candeeiros e Menú Del Dia - ®DR
Arronches inicia projeto de Cultura em Rede com Baile dos Candeeiros e Menú Del Dia – ®DR

Sobre:

Os “Menu del Dia”

Os artistas italianos Andrea Fanetani e Antonio Tremani apresentam um espetáculo de malabarismo cômico que recria a atmosfera de uma cantina italiana, durante um jantar.

O espetáculo reúne diversos números de circo como manipulação de cordas, garrafas e pratos. Os truques variam e podem ser feitos com colheres, copos, xícaras e até mesmo ovos.

O Baile dos Candeeiros

Na época da ditadura, em Portugal, organizar convívios e encontros era um ato suspeito e perigoso. Tudo devia ser feito de uma forma subtil e camuflada. Originalmente criado na Foz do Douro, no Porto, o Baile dos Cinco Candeeiros original seguia esta dinâmica. Os homens que iam para a tropa ou para a guerra colonial, pretendiam apenas despedir-se das suas famílias e amigos, e para isso, organizavam este encontro. Era criado um ambiente intimista, com uma luz ténue e ao som de música de baile celebravam uma despedida e alimentavam esperanças de um regresso futuro. Mas este nem sempre acontecia…
Este baile era o local de encontro, de amores, de danças e de aventuras …

aNOTÍCIA.pt