“Magical Garden” : Uma experiência noturna, com efeitos especiais de luz e som, no Jardim Botânico do Porto

O Jardim Botânico do Porto, transformou-se no passado dia de S. João no "Magical Garden", uma experiência noturna imersiva na natureza, com efeitos especiais de luz e som.

Magical Garden no Porto
“Magical Garden” : Uma experiência noturna, com efeitos especiais de luz e som, no Jardim Botânico do Porto - ©Flavio Alberto

Foi no dia 24 de junho, dia de S. João que o Jardim Botânico do Porto, se transformou no “Magical Garden”, um projeto que promete levar os visitantes, numa viagem ao Egipto, ao Japão, à Índia, ao habitat dos leopardos e até à época dos dinossauros, através de um percurso de luz e cor e som.

Numa altura em que a cidade do Porto, retoma calmamente a oferta de animação e com a Universidade do Porto a celebrar 110 anos de existência, o Magical Garden, pretende atrair ao Jardim Botânico, famílias e público de todas as idades para viver por dentro um espetáculo onde realidade e fantasia, natureza e efeitos especiais se conjugam de forma surpreendente ao longo de mais de um quilómetro de percurso.

Esta produção vem no seguimento de algumas das melhores propostas de animação com componente tecnológica e didática resultantes da criatividade do ateliê português OCUBO, como é o caso da a Immersivus Gallery, a primeira galeria de arte imersiva de Portugal e instalada na Alfândega do Porto, onde está em exibição o espetáculo permanente “Porto Legends – The Underground Experience”, e várias outras exposições imersivas temporárias sobre os grandes mestres da Arte, como Monet e Klimt ou Michelangelo e Da Vinci.

O percurso que os visitantes irão percorrer, dá destaque a algumas das espécies botânicas já existentes no próprio jardim, agora realçadas através de 300 lanternas gigantes, micro mapping, light design e experiências interativas, que levam os visitantes através de diferentes culturas históricas, pelo meio de felinos, dinossauros e outros animais, plantas e cenários exóticos e arrebatadores, mas sempre em total segurança.

Esta nova experiência noturna mágica, que conquistou mais de 70 mil visitantes em Lisboa, chega agora ao Porto, em parceria com a Câmara Municipal do Porto e o Museu de História Natural e da Ciência da U. Porto, de que o Jardim Botânico faz parte.

A inauguração aconteceu simbolicamente no Dia de São João, e recebe visitantes a partir do anoitecer, de quinta-feira a domingo, até 3 de outubro. O preço normal dos bilhetes varia entre o 8 e os 15 euros, estando previstas condições especiais para famílias (a partir de 2 adultos + 1 criança entre 4 e 17 anos), bem como para residentes no concelho do Porto, seniores, estudantes, pessoas com mobilidade reduzida e jovens dos 4 aos 17 anos. Crianças até aos 3 anos têm acesso gratuito.

Tendo em conta a atual situação pandémica, pela segurança e bem-estar dos visitantes e de todas as pessoas que trabalham no Jardim Botânico, o evento é feito num percurso circular e é seguido um protocolo de regras sanitárias em linha com as recomendações da DGS.

aNOTÍCIA.pt