Patrícia Mamona bateu, no Mónaco, o recorde nacional do triplo salto

Ao saltar 14,66 metros, Patrícia Mamona bateu o recorde nacional de triplo salto e conquistou o terceiro lugar no Meeting do Mónaco, da Liga Diamante

Patrícia Mamona com recorde do triplo salto
Patrícia Mamona bateu, no Mónaco, o recorde nacional do triplo salto - ®DR

Patrícia Mamona saltou hoje 14,66 metros no Meeting do Mónaco, da Liga Diamante, batendo o recorde de Portugal de triplo salto, que já lhe pertencia, e terminando na terceira posição.

A atleta do Sporting Clube de Portugal (SCP), Patrícia Mamona, que há duas semanas, nos Campeonatos de Portugal, na Maia, ameaçou bater novamente o recorde de Portugal de triplo salto, tendo sido apenas “travada” pelo vento irregular, que não lhe permitiu cumprir o feito, conseguiu hoje superar-se e, ao quinto ensaio, no Meeting do Mónaco, da Liga Diamante, fixou a melhor marca nacional nos 14,66 metros (v-0,2 m/s). Patrícia Mamona revelou estar na sua melhor forma, tendo começado a sua prestação com um salto de 14,28 metros, seguindo-se um salto de 14,57 metros e, depois de mais dois ensaios com saltos nulos, chegou o recorde de Portugal, terminando novamente com um salto nulo.

De referir que à frente da atleta do SCP ficaram a campeã mundial e vice-campeã olímpica Yulimar Rojas, da Venezuela, com a marca de 15,12 metros; e a vice-campeã do mundo, a jamaicana Shanieka Ricketts, com a marca de 14,75 metros.

Os resultados completos podem ser consultados aqui: https://monaco.diamondleague.com/programme-resultats-monaco.

Percurso de Patrícia Mamona:

Entre 2002 e 2010, representou o Juventude Operária do Monte Abraão. Desde 2011, representa o Sporting Clube de Portugal.

Em 2008, foi para a Universidade Clemson, no estado americano da Carolina do Sul, tirar o curso de medicina, enquanto competiu no circuito universitário americano.

Em 2012, no Europeu de ar livre, a atleta portuguesa acabaria por ser medalhada de prata, na prova do triplo salto.

A 10 de julho de 2016, no Campeonato Europeu de Atletismo, em Amesterdão, saltou 14,58 metros, conquistando a medalha de ouro e estabelecendo um novo recorde nacional de triplo salto feminino. No mesmo dia, foi feita Comendadora da Ordem do Mérito, insígnia que lhe foi entregue três dias depois, a 13 de julho. No mesmo ano, a 14 de agosto, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, terminou o concurso na 6ª posição, obtendo assim a melhor classificação de sempre do triplo salto feminino português, após um salto de 14,65 metros.

No dia 7 de março de 2021 ganhou a medalha de ouro (Triplo Salto) no Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta 2021 em Torún, com uma marca de 14.53 metros, após ter lutado contra a COVID-19.

aNOTÍCIA.pt