António Zambujo – Vídeo de Lote B está no Curtas de Vila do Conde, no Mostra e em Sedicicorto

O vídeo de Lote B foi realizado por Pedro Serrazina e é uma das faixas do trabalho, publicado em abril, “António Zambujo : Voz e Violão”

Lote B de António Zambujo
António Zambujo - Vídeo de Lote B está no Curtas de Vila do Conde, no Mostra e em Sedicicorto - ®DR

Com realização de Pedro Serrazina, o videoclipe oficial de LOTE B, o primeiro single do mais recente álbum de António Zambujo, “António Zambujo, Voz e Violão”, encontra-se hoje a concurso na competição de Vídeos Musicais do Festival de Curtas de Vila do Conde

O vídeo de Pedro Serrazina foi também selecionado para o MONSTRA 2021, Competição Nacional SPA Vasco Granja, e será exibido a 30 de Julho no Cinema São Jorge, em Lisboa, onde decorre a 29.ª edição do Festival de Animação de Lisboa.

Fora de portas, em Junho, o videoclipe de LOTE B passou pelos Estados Unidos, tendo sido exibido no âmbito da secção “Art All Night Film Fest” do Festival Internacional de Cinema de Trenton. E em Outubro será a vez de o Festival Internacional de Cinema de Sedicicorto, em Itália, receber o trabalho de Serrazina.

LOTE B foi tornado público em Fevereiro deste ano, enquanto primeira amostra do oitavo álbum de originais de António Zambujo, que sairia dois meses depois, em Abril. Com letra de Pedro da Silva Martins, que é co-autor da música com Luís José Martins, o vídeo conta com a animação e realização de Pedro Serrazina. 

António Zambujo encontra-se neste momento em digressão de apresentação do seu disco mais intimista de sempre. Em ‘António Zambujo Voz e Violão’, o músico inspira-se no nome de um dos discos da sua (e da nossa) vida, ‘João Voz e Violão’, álbum de João Gilberto editado em 1999, e volta, nada acidentalmente, ao essencial. Como escreveu o jornalista Luís Osório: «Um dia, num qualquer futuro mais ou menos distante, dir-se-á que este disco é um dos mais importantes da carreira de António Zambujo. Não por se julgarem menores alguns dos álbuns que o antecederam e ainda menos pela qualidade de todas as canções que ainda não compôs ou deu voz. Simplesmente porque ‘Voz e Violão’ será sempre associado a um tempo que nos provou o quanto somos frágeis e o quanto precisamos de nos repensar numa urgência do que é essencial.».

Em palco, Zambujo tem-se apresentado «só com uma voz e uma guitarra», como canta em LOTE B, numa digressão que já passou por várias salas nacionais, nomeadamente o Super Bock Arena no Porto, ou o Campo Pequeno, em Lisboa, e por países como  Luxemburgo e França, onde fez uma série de concertos acompanhado pela Orchestre National de Bretagne. As próximas datas podem ser consultadas mais abaixo.

aNOTÍCIA.pt