Equipa Portugal – A participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Começa amanhã (23) a 32.ª edição dos Jogos Olímpicos Modernos, que vai decorrer em Tóquio, Japão, sendo também a 25.ª edição que conta com a participação portuguesa.

0
12
participação portuguesa nos Jogos Olímpicos
Equipa Portugal – A participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Tóquio - ®DR (foto de arquivo)

Entre 23 de julho e 8 de agosto, vai decorrer no Japão, a 32.ª edição dos Jogos Olímpicos Modernos e a 25.ª a contar com participação portuguesa. Estarão presentes em Tóquio 92 atletas portugueses, que vão competir em 17 modalidades. Destes, 56 marcam pela primeira vez presença nas Olimpíadas.

Depois da edição dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, em que Portugal apenas arrecadou uma medalha de bronze, ganha pela judoca Telma Monteiro, a comitiva portuguesa chegou a Tóquio com uma enorme vontade de chegar ao pódio de cada uma das modalidades.

A delegação de Portugal, tem como objetivo atingir pelo menos, duas medalhas, 12 diplomas, com lugares até ao oitavo, bem como 26 resultados até à 16.º posição.

O site especializado Olympic Medal Predictions, prevê uma medalha de ouro para Jorge Fonseca e alarga o lote da prata a João Vieira, Pedro Pichardo e ainda à judoca Bárbara Timo, em -70 kg e bronze para Fernando Pimenta em K1 1000.

Já o portal BEST Sports, é mais otimista para a prestação da comitiva portuguesa, atribuindo-lhe seis pódios, com dois atletas em cada patamar. Jorge Fonseca e João Vieira levam o ouro, Fernando Pimenta e Rui Bragança, levam a prata, enquanto Pichardo e Timo ficam com o bronze.

Este é ainda um ano de estreias para Portugal, que pela primeira vez tem ‘estrelas’ nas novas modalidades que este ano são estreantes nas Olimpíadas: o surf e o skate.

Como curiosidade referimos que os atletas mais novos são Gustavo Ribeiro, no Skate, e José Paulo Lopes, na Natação (ambos com 20 anos), e Patrícia Sampaio, no Judo, Teresa Bonvalot, no Surf, Raquel Queirós, no Ciclismo, e Maria Martins, no Ciclismo (todas com 21 anos).

Os atletas mais velhos a competir por Portugal em Tóquio2020 são, João Vieira, na Marcha (45 anos), em masculinos, e Luciana Diniz, na Equitação (49 anos), em femininos.

A Seleção de andebol, com o apuramento inédito para Tóquio2020, assegurou a primeira presença de Portugal na estreia ‘oficial’ das modalidades coletivas de pavilhão, depois da participação no torneio de demonstração de hóquei em patins em Barcelona1992.

A participação portuguesa nos Jogos Olímpicos em Tóquio2020 vai apresentar o maior número de mulheres de sempre: 36. O que representa um total de 39,1% de mulheres na delegação. 

aNOTÍCIA.pt