“Beira Interior Gourmet”, o guia que promove a boa gastronomia e os bons vinhos da região

O Guia “Beira Interior Gourmet”, apresentado hoje (30) na cidade da Guarda, divulga alguns dos melhores restaurantes e dos melhores vinhos da região.

Guia Beira Interior Gourmet
“Beira Interior Gourmet”, o guia que promove a boa gastronomia e os bons vinhos da região - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Produzido pelo “Boa Cama Boa Mesa”, o “Beira Interior Gourmet”, é um guia supramunicipal uma vez que, ao longo das suas 36 páginas, envolve e promove 20 municípios de duas Comunidades Intermunicipais: Beiras e Serra da Estrela e Beira Baixa. Este guia pretende divulgar a gastronomia e os vinhos da região, dinamizando e ajudando desta formar a restauração e a hotelaria a recuperar da crise.

A Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) apresentou, esta sexta-feira (30), o guia gastronómico “Boa Cama Boa Mesa – Beira Interior Gourmet”, numa sessão que contou com a presença de Rodolfo Baldaia de Queirós, presidente da CVRBI, Carlos Chaves Monteiro, presidente da Camara Municipal da Guarda, Fernando Brandão, jornalista do Boa Cama Boa Mesa, e Adriana Rodrigues, em representação do Turismo Centro de Portugal.

Guia Beira Interior Gourmet
Apresentação do “Guia Beira Interior Gourmet” – ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

A sessão de lançamento deste Guia, que é distribuído gratuitamente com a edição de hoje do jornal “Expresso”, decorreu no auditório exterior da sede da Comissão Vitivinícola da Beira Interior e resultou de uma iniciativa conjunta do Turismo Centro de Portugal e da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) da Beira Interior e insere-se no contexto da segunda edição do Concurso Beira Interior Gourmet, organizado pela CVRBI, e pretende atrair pessoas para a região para usufruírem de «sítios e experiência interessantes», conforme referiu  Rodolfo Baldaia de Queirós.

Para participar no Concurso Beira Interior Gourmet, cada restaurante selecionado sugere um menu e os vinhos da região mais indicados para o acompanhar. No entanto, o Guia extravasa os limites geográficos da Beira Interior, tendo sido convidados restaurantes consagrados de outras regiões, que apresentam igualmente uma ementa acompanhada por vinhos da Beira Interior.

De acordo com Adriana Rodrigues o desafio para a criação do “Guia Boa Cama Boa Mesa – Beira Interior Gourmet” surgiu no ano passado, durante a realização de uma ‘press trip’ pelas cinco comissões vitivinícolas da região Centro e assume maior relevância por permitir ajudar os restaurantes e as unidades hoteleiras da região na recuperação económica “numa altura tão difícil” como a atual, devido à pandemia.

Também Carlos Chaves Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Guarda, sublinhou “O vinho é um produto que consegue agregar setores importantíssimos, como a restauração e hotelaria, e constitui um fator de dinâmica para que possamos contornar os efeitos negativos que a atual pandemia causou nestes setores, em particular no interior.”

Para este autarca o “Guia é muito importante e resulta do trabalho de muita gente na promoção do vinho e da vinha da região. Espero que no futuro consigamos trazer cada vez mais gente ao território e construir uma região promotora de turismo, desenvolvimento e bem-estar”, acrescentou o presidente da edilidade.

Rodolfo Baldaia de Queirós, presidente da CVR Beira Interior, destacou o projeto que “começou a ser desenhado há um ano, em conjunto com o Turismo Centro de Portugal”.

Para este grande divulgador dos vinhos da Beira Interior, “Este Guia representa muito para nós. Iniciámos o Concurso Beira Interior Gourmet num período difícil e este ano fizemos a segunda edição, embora as circunstâncias ainda não sejam as melhores. É uma forma de puxarmos pelos vinhos e por um setor fundamental para nós, que é a hotelaria e restauração”, salientou Rodolfo Baldaia de Queirós, acrescentando “Se há coisa que o nosso território tem são os excelentes vinhos e gastronomia, assim como as Aldeias Históricas e as Aldeias do Xisto. Nesta altura do ano, muitas pessoas visitam a Beira Interior e com este Guia as pessoas são guiadas para sítios e experiências muito interessantes”, concluiu o presidente da CVRBI,

Recordando que “é à mesa que muitas vezes surgem boas ideias, como a deste Guia, que acabou por se concretizar”, o jornalista Fernando Brandão, do “Boa Cama Boa Mesa”, considerou que “o Guia foi um desafio interessante, uma vez que tentámos perceber as melhores formas de harmonizar os vinhos com determinados pratos”.

Para este jornalista “Este Guia é muito mais do que um simples Guia: é um convite que é feito aos leitores do Expresso para visitarem esta região. Tendo como argumento os vinhos e a gastronomia, é um convite a apreciar as paisagens, as aldeias, os monumentos e as cidades de uma região segura, com espaço e ar puro, perfeita para visitar nesta fase”, acrescentou.

A finalizar a apresentação,  Adriana Rodrigues, Chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas da Turismo Centro Portugal, lembrou que “Nesta região, temos a felicidade de contarmos com este produto de grande qualidade, que é o vinho, além de excelentes projetos de restauração e de hotelaria. Este desafio está em linha com a estratégia do Turismo Centro de Portugal, uma vez que um dos nossos vetores mais maduros e importantes é a História, o Património e a Cultura, a que acrescentámos vinho e gastronomia, produtos turísticos que consideramos fundamentais e que são transversais a todos os outros”.

“Este Guia é publicado quando se anuncia uma nova fase de reaproximação e de convívio entre os portugueses, que aqui podem encontrar os locais ideais para confraternizarem. O Centro de Portugal é o destino ideal para o fazerem”, disse ainda Adriana Rodrigues.

O guia, é muito fácil de consultar e de transportar e é hoje distribuído (80 mil exemplares) com o semanário Expresso ficando ainda disponível nas plataformas digitais.

aNOTÍCIA.pt