Jogos Olímpicos : Liliana Cá 5.ª classificada no disco conquista diploma para Portugal

Liliana Cá conquistou para Equipa Portugal mais um diploma nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, ao concluir, esta segunda-feira no quinto posto o concurso do lançamento do disco.

Liliana Cá nos Jogos Olímpicos
Jogos Olímpicos : Liliana Cá 5.ª classificada no disco conquista diploma para Portugal - ®DR

Depois de um concurso do lançamento do disco prejudicado pela chuva intensa, que acabou por lhe condicionar a fase final da performance, Liliana Cá concluiu, esta segunda-feira no quinto posto o concurso do lançamento do disco dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Esta foi a melhor classificação de sempre de uma portuguesa na disciplina, com a marca de 63,93 metros no segundo ensaio.

A lançadora portuguesa viria a realizar um terceiro ensaio já debaixo de chuva, escorregou e saiu com mazelas. A competição, neste dia de Jogos Olímpicos, foi mesmo interrompida, mas quando regressou Liliana Cá estava fisicamente ressentida e não conseguiu reentrar no concurso, chegando a abdicar do sexto e último lançamento. “Estou feliz pelo resultado, mas sei que poderia fazer melhor”, defendeu.

A medalha de ouro foi para a norte-americana Valarie Allman, com registo de 68,98 metros, seguida da alemã Kristin Pudenz (66,86) e da cubana Yaime Pérez (65,72).

 A jornada também foi de apuramento para meias-finais, de Fernando Pimenta e Teresa Portela na Canoagem, e Lorene Bazolo e Marta Pen no Atletismo.

Após os destaque de Liliana Cá, Fernando Pimenta, Teresa Portela, Lorene Bazolo e Marta Pen, o resumo da prestação de Equipa Portugal no 10º dia de Jogos Olímpicos;

ATLETISMO. Liliana Cá entrou na final do concurso de lançamento do Disco entre as 12 melhores e com o objetivo de fazer uma boa marca que permitisse discutir os primeiros lugares. Abriu com 62,31 metros, chegou a estar nos três primeiros lugares, melhorou na segunda tentativa para 63,93 metros, mas a chuva começou a cair e a prova foi mesmo interrompida.

Também nesta sessão do Atletismo entrou em ação Lorene Bazolo, que, depois da qualificação na sessão matinal para a meia-final dos 200 metros, alinhou na primeira prova da tarde, conseguindo 23.20 segundos, o que corresponde ao 20.º lugar da classificação, sem possibilidade de progressão para a final. Após a conclusão da prova a atleta da Equipa Portugal estava “grata e feliz” pela presença nesta fase da competição, mas esperava uma marca melhor: “Queria aproximar-me do meu recorde pessoal e conseguir um novo recorde pessoal e porque não também o recorde nacional. Não fiz uma prova perfeita e foi por isso que não consegui baixar dos 23 segundos”. Lorene Bazolo tinha-se qualificado diretamente para as meias-finais, ao ser 2.ª classificada na 5.ª série das eliminatórias, com o tempo de 23.21.

Marta Pen apurou-se para as meias-finais dos 1500m, depois do Júri de Apelo das provas de Atletismo ter julgado procedente um protesto da Equipa Portugal, por irregularidade da atleta marroquina Rababe Arafi. Uma paragem súbita de árabe travou a progressão de Marta Pen, que acabou a série 3 no 10.º lugar, em 4:07.33 – 28.ª na classificação global.

Também nos 1500m, Salomé Afonso foi 13.ª na série 1 das eliminatórias, com o registo de 4:10.80, sendo a 37.ª no conjunto das 45 participantes.

CANOAGEM. Fernando Pimenta e Teresa Portela confirmaram o acesso direto às meias-finais das provas em que participam, K1 1000 metros e K1 200 metros, respetivamente.

Fernando Pimenta venceu a sua série de qualificação com o tempo de 3:40.323. “Acho que é importante entrarmos a vencer e com boas sensações, que foi aquilo que encontrei hoje”, referiu no final da eliminatória. “Foi uma boa prova e tentei ser bastante regular para conseguir a tão desejada vaga para a semifinal”.

Em 2.º lugar na sua eliminatória, Teresa Portela também garantiu uma presença na meia-final de amanhã. 42.050 foi o tempo que levou a concluir a sua série na prova dos 200 metros, atrás apenas da chinesa Mengdie Yin. “Gostava de ter ganho a eliminatória, mas sei que não foi uma prova perfeita”, confessou no final. “Gosto desta pista, a água é salgada e mais quente do que estamos habituados e a final é um objetivo”.

Joana Vasconcelos entrou também na prova em K1 200 metros e foi 5.ª classificada na sua série com 43.059, tendo de voltar a competir nos quartos-de-final para seguir em frente na distância. Viria a repetir o 5.º lugar na primeira série da segunda fase, com 43.379, insuficiente para progredir na competição. Uma falsa partida pode ter comprometido o desempenho e o foco está já na prova de 500 metros: “Não fiquei muito feliz, fiz uma falsa largada e depois não podia arriscar tanto. Vou tentar dar o meu melhor no K1 500 e espero sair daqui com um bom resultado. Gostava muito de conseguir passar as semifinais e depois tentar um lugar na final”. Termina a competição de K1 200 no 22.º lugar final.

VELA. A Medal Race da classe 49er, na qual deveria ter participado a dupla da Equipa Portugal, Jorge Lima-José Costa, e as regatas finais (9 e 10) de 470, com participação dos irmãos Diogo e Pedro Costa, foram reagendadas para terça-feira, devido à ausência de vento em Enoshima.

A primeira foi reagendada para as 5h33 de terça-feira e as segundas têm início previsto para as 4h15. Jorge Lima e José Costa seguem na 6.ª posição, em 49er, Diogo Costa e Pedro Costa são os atuais 13.ºs classificados.

aNOTÍCIA.pt