6ª Edição do Chapéus na Rua regressa a Lisboa

O festival internacional de circo e artes de rua de Lisboa “Chapéus na Rua” arranca a 17 de setembro e vai ter entrada livre, embora com reserva prévia

Chapéus na Rua em Lisboa
6ª Edição do Chapéus na Rua regressa a Lisboa - ®DR

A 17 de setembro arranca, em Lisboa, a 6ª edição do “ Chapéus na Rua ” – Lisbon’s Busking Festival, o Festival Internacional de Circo e Artes de Rua de Lisboa. Este evento, produzido pela Corrente d’Arte Associação, é de acesso livre e nos últimos anos trouxe a Lisboa 64 companhias num total de 120 artistas nacionais e internacionais.

Apesar de todas as condicionantes, a organização faz questão de voltar a trazer a cultura para a rua, respeitando todas as medidas de segurança recomendadas neste momento.

O festival apresenta no seu programa 18 artistas nacionais e internacionais, estando representados países como Brasil, Venezuela e Chile. Uma programação diversa com espetáculos de novo circo (Acrobacia, música, malabarismo, equilibrismo, manipulação de objetos, comedor de fogo, monociclo e palhaço).

De 17 a 19 de Setembro, o festival “ Chapéus na Rua ” estará em diferentes pontos da cidade de Lisboa: Campo Mártires da Pátria, Mercado de Arroios e Mercado De Culturas num fim-de-semana de cultura para todos.

O programa conta também com uma masterclass de palhaço, direcionado ao público geral ou com formação nas áreas do espetáculo.

Baseado no conceito de Busking, estes espetáculos de rua inspiram-se na tradição milenar em que o teatro primava pelo contacto mais direto com os espectadores no centro da polis. Os artistas farão as suas performances e no final passarão o seu chapéu para que o espetador, consoante a sua opinião e dentro das suas possibilidades, dê uma contribuição pelo espetáculo a que assistiu. A passagem do chapéu contribui para a educação do público na medida em que incita o espetador a valorizar as artes de rua, criando uma bilheteira democrática onde o cada um decide o valor da doação.

O festival quer, sobretudo, promover as artes de rua e mostrar que a cultura é inclusiva e deve estar ao alcance de todos!

Entrada livre, sujeita à lotação e reserva prévia através do e-mail [email protected]

aNOTÍCIA.pt