Wonther dá vida a peças de ouro já não usadas com ouro 100% sustentável

LOVE, GIVE BACK, REPEAT – Gold Edition, a nova campanha da Wonther pretende dar uma nova vida a peças de ouro que já não são usadas, com ouro 100% sustentável

ouro sustentável da Wonther
Wonther dá vida a peças de ouro já não usadas com ouro 100% sustentável - ®DR

Através da campanha LOVE, GIVE BACK, REPEAT – Gold Edition, a Wonther, pretende reciclar peças de ouro, já não usadas ou em mau estado e dar-lhes uma nova vida, com ouro 100% sustentável. O objetivo passa por diminuir a mineração e a poluição provocada por esta indústria, que a marca afirma ser uma das indústrias mais poluente do mundo.

Embora a extração industrial de ouro, esteja agora mais regulamentada, é ainda responsável por grandes desastres ambientais e pela degradação do meio ambiente onde opera, como por exemplo o desastre da mina Mount Polley no Canadá em 2014 que ainda hoje tem repercussões.

Segundo a UNEP, a pequena extração artesanal, devido à falta de recursos e à não regulamentação, recorre essencialmente ao uso do mercúrio, sendo esta a indústria mais responsável pela poluição mundial por mercúrio. Este é um elemento extremamente tóxico para o ser humano, bem como para o meio-ambiente, como se pode ler na WHO.

Neste sentido, a marca portuguesa de joalharia Wonther propõe-se sensibilizar a comunidade a desapegar-se dos bens em ouro que já não usa ou que não estão em bom estado, vendendo-os á marca que os irá reciclar e dar-lhes uma nova vida.

A Wonther, propõe-se pagar pelas peças, 20% acima das quotas de mercado sendo o pagamento realizado em vouchers online que podem ser descontados em joias da marca. Esta campanha amiga do ambiente entrará em vigor no mês de agosto e prolongar-se-á até ao final do ano, contribuindo para a redução da mineração e da poluição mundial.

Ainda que a marca possua uma cadeia de abastecimento certificada pelo Responsible Jewellery Council, a mesma reconhece a inexistência de metais preciosos 100% sustentáveis, a menos que sejam reciclados.

Por isso, à semelhança da campanha sustentável de 2020, a marca de joias éticas pretende trabalhar apenas com metais preciosos reciclados e, enquanto a indústria não satisfaz esta realidade, a marca assume a responsabilidade de criar mudança, através da campanha LOVE, GIVE BACK, REPEAT – Gold Edition.

Olga Kassian fundadora da marca, sublinha que “O nosso sonho é criar uma economia circular em que trabalhemos apenas com metais preciosos reciclados, fornecidos pelos nossos próprios clientes ou qualquer pessoa que queira contribuir para um mundo mais sustentável.” acrescentando, “Esta é uma forma poética dos nossos clientes fornecerem a sua própria matéria-prima. De darem antes de receber.”

A Wonther, pretende ainda consciencializar os consumidores sobre as origens dos metais preciosos que utilizam, pelo que irá promover um conjunto de ações online em torno desta temática, ao longo do mês de agosto e setembro.

Entusiasmada com os objetivos desta campanha, Olga Kassian refere ainda que “Movemo-nos pela vontade de criar mudança através da educação da comunidade. A ação LOVE, GIVE BACK, REPEAT – Gold Edition, não só educará a sociedade, como constituirá um passo importantíssimo para o setor da joalharia.”

O sustentável já não é apenas uma tendência, mas sim uma realidade. Não existem metais preciosos 100% limpos ou ecológicos a não ser que sejam reciclados. Com esta iniciativa, a Wonther acredita que vai influenciar outras marcas a repensar modelos de negócio e a adotar práticas mais sustentáveis.

“Os consumidores estão agora mais atentos às políticas eco-friendly das marcas, factor decisivo na escolha final», afirma Olga Kassian, fundadora da Wonther.

Será um consumidor atento e disponível para participar nesta campanha da Wonther, contribuindo para que o ouro seja 100% sustentável?

aNOTÍCIA.pt