Monção recebe Encontro Luso-Galaico

A Praça Deu-La-Deu, em Monção, no âmbito do projeto Encontro Luso-Galaico, vai ser palco de uma noite dedicada ao património imaterial.

Encontro Luso-Galaico em Monção
Monção recebe Encontro Luso-Galaico - ®DR

A 15 de Agosto, pelas 21 horas, Monção recebe “Trobadores & Soldadeiras”, um projeto no âmbito do Encontro Luso-Galaico que leva à Praça Deu-La-Deu o Grupo Coral Santo António e o Ideal Clube de Fado para uma viagem de redescoberta e reinvenção da música de raiz luso-galaica.

No Encontro Luso-Galaico, em Monção, o Grupo Coral Santo António irá apresentar músicas do seu repertório e “O Pai do Ladrão”, com arranjo de Tiago Candal, enquanto o Ideal Clube de Fado sobe ao palco com as fadistas Carla Cortez e Fernanda Moreira acompanhadas por Ricardo Pons (viola), Mário Henriques (guitarra portuguesa) e Sérgio Marques (viola baixo) para uma noite dedicada às riquezas imateriais da música e da língua.

O Encontro Luso-Galaico é um projecto de programação e intervenção cultural no território do Minho com uma série de oficinas e concertos musicais em itinerância pelo Alto Minho, e que se apresentará em Braga no festival de música Sons do Noroeste, a acontecer entre os dias 26 e 29 de Agosto.

Partindo da música de raiz tradicional minhota recolhida pelos seus recantos por diferentes etnomusicólogos e melómanos (entre eles Gonçalo Sampaio, Michel Giacometti, José Sardinha, Armando Leça, etc), foram seleccionadas 11 canções tradicionais que foram recriadas e musicadas para serem ensaiadas e apresentadas ao vivo por coros e com o acompanhamento de um ensembleprofissional do dirigido pelo Projecto Cardo, constituído por 4 instrumentistas e 5 cantores. O processo criativo é de uma enorme riqueza e diversidade e envolve uma imensa equipa de músicos profissionais e amadores de todo o território do Alto Minho, Braga e Porto. O processo está a ser cuidadosamente registado em fotografia e vídeo, com o objectivo de criar um pequeno documentário que espelhe a riqueza e a profundidade do mesmo.

O projecto é co-financiado pelo Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia através do fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) contando com a Fundação Consuelo Vieira da Costa, Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações (AMTC), Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto-Minho) e Município de Braga como parceiros.

aNOTÍCIA.pt