Cabeceiras de Basto está “De Volta à Praça” com o circo fora de portas

De 20 a 22 de agosto, Cabeceiras de Basto vai ter "De Volta à Praça", um projeto saltimbanco que sobe ao palco no Parque do Mosteiro, em S. Miguel de Refojos

De Volta à Praça em Cabeceiras de Basto
Cabeceiras de Basto está "De Volta à Praça" com o circo fora de portas - ®DR

Cabeceiras de Basto recebe, entre 20 e 22 de agosto, “De Volta à Praça”. O Parque do Mosteiro, em S. Miguel de Refojos é o palco escolhido pelo projeto saltimbanco que une as grandes empresas artísticas do Coliseu do Porto Ageas e do Teatro Nacional São João com espetáculos e oficinas de marionetas que, em tempo de desconfinamento, devolvem a rua às gentes e as brincadeiras às crianças.

A 20 de Agosto, pelas 21 horas, o Circo do Coliseu aventura-se fora da casa-mãe para recuperar a tradução itinerante do circo, apresentando uma parte do espetáculo de Circo do Coliseu 2020 numa versão para a estrada que mantém todas as características distintivas, nomeadamente, o cruzamento entre o circo tradicional e o contemporâneo, um mimo no papel de mestre-de-cerimónias e uma banda-sonora original interpretada ao vivo por uma orquestra dirigida pelo maestro André Lousada.

Aos espectadores mais jovens será entregue um exemplar do programa-jogo Circo Coliseu Porto Ageas criado em 2020, para garantir que os mais pequenos levam a magia do Circo para casa, e um kit com jogos desenhados em parceria com o Balleteatro para educar e sensibilizar para a arte circense.

No dia 21, também pelas 21 horas, o Teatro da Palmilha Dentada apresenta a mais recente criação, “Circlus”, no formato que primeiro lhe granjeou fama – o café-teatro -, unindo temas do circo, música e humor num um espetáculo destinado a toda a família. Em simultâneo, decorrem oficinas de circo e de marionetas ao longo do dia, que convidam todos os curiosos e interessados a familiarizar-se com as técnicas das artes de inventar e contar histórias. As oficinas estão pensadas para explorar as narrativas e tradições orais da cidade, numa lógica de activação e valorização da identidade e especificidade da população.

No dia 22, às 18 horas, é a vez de a Erva Daninha surpreender pelo arrojo de utilizar um trator como elemento cenográfico em “Rasto”. O espetáculo desenha-se entre a dança e a acrobacia, centra-se no adereço invulgar para uma apresentação poética que quer pensar a relação entre o corpo e a máquina, mas também a forma como o rural e o urbano estão ligados, entre paisagens e imaginário.

“De Volta à Praça” é um projeto co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O acesso aos espetáculos é gratuito, mas sujeito à lotação disponível. Recomenda-se a reserva de bilhete para [email protected]

Porque não uma escapadinha até Cabeceiras de Basto e usufruir não só do “De Volta à Praça” mas também das paisagens e gastronomia da região?

aNOTÍCIA.pt